quinta-feira, 29 de maio de 2014

DEUS E O HOMEM (18)




“As palavras de sua boca são malícia e dolo; abjurou o discernimento e a prática do bem. No seu leito maquina a perversidade, detém-se em caminho que não é bom, não se despega do mal”  (Salmo 36:3,4)
         Prezado leitor, por que o homem no pecado não se despega do mal? Examinemos isso à luz do que diz a Palavra da verdade; lancemos fora toda idéia pré-concebida a fim de aprendermos com nosso Sumo professor – o Espírito da glória. Não há possibilidade para a alma escravizada pecado abandonar sua vã maneira de viver, porque ele ama e obedece de coração ao pecado. O princípio é que somos escravos daquilo que obedecemos (Romanos 6:16), e uma vez que toda raça obedeceu em Adão a voz da serpente, obviamente tornou-se escrava. Vejamos como na linguagem de Paulo em Romanos 5:12 tal verdade fica bem clara: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Se o pecado é seu tesouro, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração. Há uma atividade de constante comunicação no íntimo de verdadeira amizade e de profunda intimidade entre o homem e o pecado.
         Posso prosseguir afirmando que o homem no pecado não se despega do mal porque não há poder em si mesmo para deixar o mal. O servo não é maior do que o seu senhor, e se o pecado é o tirano que tem o coração sob seu comando, segue-se que prontamente o escravo é apto para obedecer-lhe. Sob o comando da transgressão o homem está se afundando cada vez mais, porquanto o pecado é como um furacão, arrastando o frágil pecador como se fosse uma palha seca.
         O pecado também engana dando impressão ao homem que houve um livramento em sua vida, até mesmo funciona como um abençoador da vida. Não é raro ver uma pessoa se livrando de algum pecado grosseiro, atormentador. O mundo também tem seus meios de livrar os homens daquilo que tanto lhe atormenta. Há uma paz com o pecado que dá calma e sossego ao coração; há uma paz do pecado que acalenta a alma e a faz ignorar qualquer perigo ao seu derredor. Ele espiritualmente está cego, portanto, não consegue ver o perigo; habita com os terrores imaginando estar em amizade com verdadeiros amigos; carrega em seu colo uma serpente venenosíssima achando que é bichinho de estimação.
         Prezado leitor tenho procurado projetar a luz da verdade em seu coração, a fim de que você veja aquilo que o mundo não pode explicar. Não espere para ver os terrores do pecado quando for tarde demais, aproveite a revelação bíblica, para que essa Palavra maravilhosa mostre não somente sua situação servil, mas também o Redentor, Cristo Jesus. Não fuja das Escrituras! O livro de Deus é seu amigo leal! Não corra da Palavra! Por que esconder-se da luz? Ficar no escuro é melhor? Não é loucura isso? Por que amar aquilo que é veneno da alma? Por que permanecer aliado àquilo que lhe empurrar para o abismo eterno?
         Terminei a primeira parte do salmo 36. Espero que todos os meus leitores tenham se agradado da verdade, mesmo que seja assim tão confrontadora. Se essas verdades chegaram ao seu coração com um bem-vindo da sua parte, estou plenamente certo que há uma atmosfera de misericórdia em torno de sua vida. Quando o homem é humilhado por Deus, significa que o Senhor está perto dele. Quando o homem fica mudo perante a espada do Espírito, significa que Deus chegando e comunicando a verdade no seu íntimo. Quando a espada divina da lei sangra o coração, a graça chega para curar e mostrar a suficiência do sangue remidor.
         Amigo leitor, tudo isso é para apresentar aquele que veio ao mundo para dar o golpe fatal no pecado, e de fato Ele o fez, quando ali na cruz venceu e trouxe salvação eternal ao perdido pecador. Ele está perto de todo aquele que O invoca em verdade.

Nenhum comentário: