sexta-feira, 30 de maio de 2014

PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (16)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor pude passar rapidamente pela primeira parte desse verso. Pude mostrar as palavras usadas pelas Escrituras, a fim de mostrar o que implicou a decisão da raça em abandonar o Senhor Deus, assim como Israel fez nos dias de Jeremias. Não há palavras humanas que possam descrever a profundidade do pecado. Assim como a misericórdia chega até ao céu, a tragédia do pecado chega até ao inferno. É pela soberana graça que Deus tem lidado com a raça caída em Adão; é pela compaixão de Deus que Ele tem lidado com homens e mulheres, os quais dia após dia mostram pelos seus atos e palavras o quanto odeiam ao Senhor e querem prosseguir com alegria pelo largo caminho que desce rumo à perdição eterna.
         Caro leitor a segunda parte do verso é ainda mais reveladora, pois nos mostra o quanto essa tragédia foi aterrorizante. A raça humana em Adão tomou a decisão mais louca, insensata e absurda; não foi algo simples, pois eles abandonaram: “...o manancial de águas vivas...”. Foi essa a decisão da população de Jerusalém nos dias do profeta Jeremias. Eles estavam andando como cegos, por isso nada percebiam da decisão louca deles; eles saltitavam de alegria numa noção errada de liberdade, e não percebiam que estenderam suas mãos às invisíveis algemas de satanás. Quando abraçaram as propostas levianas e malignas de satanás, não perceberam que imediatamente foram cercados e aprisionados pela vaidade e pelo engano de seus corações; foram dopados pelo deus deste mundo e eles achavam que realmente dentro da vontade de Deus. Caminhavam para o juízo destruidor, pois Nabucodonosor já foi chamado por Deus para destruir a nação.  
         Caro leitor analisemos agora, à luz das sagradas letras, quão terrível foi a decisão da raça em abandonar o Senhor; voltemos nossos corações para a história verdadeira, tão encoberta dos olhos de uma multidão enganosa e enganada. Busquemos a verdadeira luz, busquemos a verdade narrada pelo Espírito de Deus, pois é essa verdade que realmente nos liberta dessa ignorância tão fatal às almas descuidadas. Caro leitor, todo problema do homem está no fato que ele abandonou o Senhor. O fato é que sob o engano do pecado, de satanás e do mundo somos levados a acreditar que o problema do homem está fora dele; olhamos os homens na aparência, temos dó de nós mesmos e vivemos debaixo de uma constante auto compaixão.
         Caro leitor, me esforçarei ao máximo para explicar o real significado da desgraça de uma raça que abandonou o Senhor. Que o Senhor me dê graças para expor isso, conforme Seus ensinos revelados a nós em Sua Palavra. Satanás pinta um caminho lindo, sedutor e atraente, mas os homens não olham para traz. Eles veem apenas as belas cores de um paraíso prometido neste mundo; eles não percebem que satanás apenas montou um cenário, que é tudo feito com material fabricado no inferno; que é bem adornado de emoções, paixões e famas.
         Mas eis que homens e mulheres tão embevecidos pelo que estão vendo à frente esquecem-se de ver o juízo de Deus atrás deles. Eles não gostam das histórias acerca dos resultados do pecado. Eles ignoram a realidade de que a morte está ceifando vidas enquanto eles escorregam neste mundo enganador. Eles não toleram a realidade das coisas, porquanto desfaz o gozo do momento. Eles fecham as janelas e as portas para que os vendavais dos juízos não venham apagar o fogo aceso. Eles querem curtir a vida, e satanás os eleva às alturas de sonhos e ambições. Eles veneram o príncipe deste mundo, porque querem alimentar das panelas de carne, das paixões da carne, dos olhos e da soberba da vida.
         Mas, eis aqui a mensagem do evangelho! Eis aqui a verdade proclamada! Eis aqui a mais preciosa e rica verdade eterna de que Cristo Jesus veio ao mundo para libertar pecadores das opressões do diabo! Caro leitor, por que continuar cego? Por que perseverar na ruína? Por que descer rumo à perigosa e terrível Ira vindoura, quando o Salvador bendito está agora pronto para salvar?

Nenhum comentário: