sexta-feira, 23 de maio de 2014

DEUS E O HOMEM (16)




“As palavras de sua boca são malícia e dolo; abjurou o discernimento e a prática do bem. No seu leito maquina a perversidade, detém-se em caminho que não é bom, não se despega do mal”  (Salmo 36:3,4)
         Prezado leitor, quanto espero que a Palavra de Deus esteja tendo boa recepção em seu coração! Mesmo que seja desmontado todo nosso orgulho próprio, quão salutar é que sejamos descobertos no íntimo! Quem somos nós? Nada! Fomos achados culpados em Adão e merecemos a punição eterna por parte do Juiz. Em face disso, a mais bem-aventurada notícia é que haja um profundo abatimento nos corações, a fim de que, talvez o Senhor venha usar de compaixão, porquanto Ele mesmo afirma que tem misericórdia de quem Ele quiser usar de misericórdia (Romanos 9:15).
         Estamos vendo a frase: “...detém-se em caminho que não é bom...” e tenho dois argumentos a mais que serão abordados na lição de hoje. Na meditação anterior pude mostrar a primeira das lições, revelando assim três caminhos perigosos que normalmente o homem no pecado toma. Mostrei que ele deterá em caminho claramente perigoso. O segundo caminho é aquele que é aparentemente bom, mas que leva à morte. A respeito desse caminho o Espírito Santo repete: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 16:25). O que significa isso? Notemos bem o que está sendo ensinado em Provérbios.
         Primeiramente vemos que o caminho aparentemente bom tem uma avaliação do homem, e eis aí o perigo! Por quê? Não esqueçamos a natureza enganosa do homem: “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). Uma das mais astuciosas mentiras de satanás é fazer com que os homens pensem que cada um tem direito de buscar seu próprio parecer religioso. O pai da mentira gosta de lançar a Palavra de Deus à democratização, quando cada pessoa pode opinar a respeito dela. Que caminho perigosíssimo! Quando os homens tomam o caminho religioso conforme seu ponto de vista, tal caminho é o mais perigoso que existe, porque encobre a verdade. Vejamos bem como esse caminho é extremamente perigoso, porque a avaliação dele, não somente é feita pelo homem, como também não dá qualquer sinal de segurança: “... parece...”. Indica que não há fundamento, convicção firme, plena certeza de fé, que o caminho é iluminado pela verdade e que há a liderança de Deus na vida. Esse é um caminho segundo o coração do homem, não de Deus, terá sempre o aval do homem porque é do seu gosto, terá a assinatura da carne. É um caminho bem enfeitado, cheio de flores e de outros adornos que tanto lisonjeiam o homem.
         Em segundo lugar, outro detalhe digno de ser observado nesse caminho aparentemente bom é que ele faz com que o homem no pecado sinta-se bem ali. Notemos bem que Saulo de Tarso sentia-se a comodidade religiosa ao seguir a seita dos fariseus. Para ele estava dentro da vontade de Deus. Num caminho aparentemente bom a pessoa chega a pensar que Deus está aprovando o seu caminho e que há uma paz por onde anda. Não há dificuldade, luta, provações, nesse caminho, tudo é belo ao derredor e todos esses detalhes revelam o quão venenoso é caminhar num caminho sem a verdadeira paz com Deus por meio do sangue remidor.
         Meu amigo será que a Palavra da verdade chegou ao seu coração? Por qual caminho você anda? Lembre que somente as Escrituras podem revelar a verdade a respeito do caminho pelo qual andamos. Que não haja em seu coração a rebelião contra o Deus longânimo e compassivo. Ele comunica-se com almas arrependidas e convida os cansados e sobrecarregados à Sua salvação. “Eis agora o tempo sobremodo oportuno; eis agora o dia da salvação!”

Nenhum comentário: