quarta-feira, 21 de maio de 2014

“A VISÃO CORRETA DE DEUS” (11 de 12)



                                                       
         Então disse eu: “Ai de mim, que vou perecendo! Porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos” (ISAÍAS 6:5).
         Caro leitor, estamos chegando à parte final do comentário em torno desse tema. Minha esperança está nesse mesmo Senhor que se manifestou ao Seu servo Isaías. Se não for Sua compaixão, certamente Sua Palavra estará vedada ao entendimento de nossa atual geração e até mesmo daqueles que agora afirmam serem crentes. Caro leitor, nossa esperança está na Palavra de Deus, caso contrário veremos corações feitos pedra. A Palavra de Deus sem a ação iluminadora do Espírito Santo fica fechada e impenetrável. O momento agora urge a presença compassiva de Deus; carecemos de profetas que pregam a verdade com amor e que oram suplicando o derramamento da Palavra de Deus nestes dias tão malignos.
         Nossa última lição consiste em mostrar que a visão correta de Deus mostra nosso destino merecido: “...estou perdido...”. Vimos que primeiramente o ego foi atirado à lama, o velho homem, terrível inimigo do Senhor foi desmascarado e posto no pó. Em segundo lugar vimos que o coração de Isaías foi descoberto e que ficou estampada a triste escravidão ao pecado. E agora vemos o lugar que o pecador merece. O que aconteceu ali foi que Isaías de repente percebeu o abismo que estava escancarado à frente; que toda vaidade e esperança numa vida melhor aqui desvaneceram e sumiram como fumaça. De repente Isaías viu aquilo que os homens em seu estado natural jamais conseguem ver – as prisões eternas que lhes esperam. Sem essa visão gloriosa do Senhor os homens avançam à busca de maiores vantagens no pecado; querem saborear os melados das paixões; querem subir os mais altos degraus, sem perceberem que tudo isso tem fim.
         Caro leitor, acredito que o propósito desse novo evangelho que emergiu para esta geração tem como finalidade encobrir com um belo cobertor teológico as terríveis realidades eternas acerca do juízo de Deus. O povo está acostumado a ouvir o que eles chamam de “palavra amiga”; vão de um lugar a outro à busca de maiores sensações espirituais; estão querendo conforto no pecado, por causa de suas consciências tão culpadas; querem ouvir de um deus que lhes ama e que lhes motiva a viver nos caminhos maus. Falar acerca dos juízos de Deus e do destino merecido na punição eterna é simplesmente colocar-se como inimigo e ser até mesmo ameaçado a ficar sozinho.
         Porém, o evangelho bíblico é poderoso para invadir as consciências culpadas dos homens e despertar os terrores que ali estão bem armados. Homens e mulheres precisam ver a luz da glória de Cristo, a mesma luz que Isaías presenciou e que agora se manifesta no evangelho bíblico. Os homens odeiam essa luz, porque querem palitos de fósforos acesos pelos falsos mestres. Eles entram nas igrejas e ali com pouquíssima luz veem “um pouco de bênção”. Quando o evangelho chegou com poder em Tessalônica foi a luz do céu que ali entrou. Que avivamento! Aqueles que se convertiam simplesmente abandonavam seus ídolos para se converterem ao Deus vivo e verdadeiro e servi-Lo (1 Tessalonicenses 1:10). O evangelho bíblico traz a luz do céu; é a verdade que invade a escuridão da alma; é a verdade que nada deixa oculto.
         Quando homens e mulheres realmente se convertem a Deus, eles passam a temer ao Senhor; eles realmente reconhecem a culpa e que merecem o inferno. Não há lugar para desculpas tão evasivas. Correr da verdade do evangelho bíblico é correr para longe do amor; é fugir do local de segurança eterna; é fugir de perto do portal do céu e correr para longe a fim de cair nas poderosas mãos de juízo; é buscar o conforto nos braços do pai da mentira; é sentir de perto a presença do homicida; é escorregar em direção ao abismo! Amigo, isso é sério! Por que correr para longe da provisão eterna de Deus em Cristo? Acorde agora! Veja em que situação está sua alma! Veja que está longe de Deus e perdido!

Nenhum comentário: