sexta-feira, 30 de maio de 2014

“REDENÇÃO PELO SANGUE” (9)




Se porém, andarmos na luz como Ele na luz está temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 JOÃO 1:7)
É UMA VERDADE PODEROSAMENTE OPERANTE: “nos purifica de todo pecado.”
         Caro leitor, o sangue do Filho de Deus, não somente é suficiente, como também é eficiente. Preciso ressaltar bem isso, porquanto a natureza maligna e enganosa sempre buscará outros recursos fora da provisão perfeita da cruz. Isso significa que nada será pedido por Deus para ser acrescentado à salvação. Quando tomamos banho precisamos da água, mas também precisamos de sabonete e de uma bucha. Eu pelo menos preciso de usar bucha além da água e do sabonete, caso contrário não creio que foi um banho significativo. Mas no tocante a purificação do pecado não precisa de nenhum “sabonete”, nem de qualquer “bucha”, porquanto o sangue do Filho é suficiente em si mesmo para realizar perfeita purificação.
         Vou tentar explicar isso com mais clareza. Vejo que muitos acreditam que além do sangue de Cristo os homens precisam de algo mais. Alguns acreditam que precisam trabalhar para Deus. A alma que jamais conheceu o descanso no sangue sempre há de manifestar esses sinais de distúrbios no íntimo. Sem a paz com Deus mediante a justiça de Cristo o coração do homem é como o mar agitado, por esse fato pecadores ficam desnorteados e querendo mostrar suas obras. É fato que os verdadeiros crentes hão de trabalhar por gratidão, mas jamais movidos pela carne. Caro leitor, muitos tentam buscar mais santidade, porque creem que assim obterão mais descanso na salvação. Quanto engano da carne! Sem a plena confiança no sangue do Filho a alma nunca se sentirá satisfeita. Deus nunca há de pedir maior santificação aos pecadores, a fim de ajudar na salvação. A santificação é uma ordenança dada aos salvos, porque quando se converteram eles se tornaram santos.
         Caro leitor, o sangue é santificador! Quando o pecador confesso vai a Cristo para sua salvação, imediatamente ele é santificado. Veja que poder tem o sangue de Cristo; veja como o sangue de Cristo mobiliza o homem para Deus; veja como o sangue de Cristo faz o homem voltar-se de todo coração para Deus; veja como o sangue de Cristo faz o homem dar as costas para o mundo e para a carne! Então, nada de acrescentar algo mais à perfeita obra da cruz, porque é afronta ao Senhor! Nada o homem tem para dar a Deus e uma alma em confissão chega a Cristo como mendigo espiritual. Note bem amigo, que o ladrão que foi salvo ali na cruz não foi exortado a voltar à sociedade e mostrar ser um homem diferente. Quando ali foi socorrido pela graça salvadora, naqueles breves momentos da salvação eis que todo seu ser foi salvo e imediatamente santificado. Se caso ele voltasse para sua família e para a sociedade, não há dúvida que ele seria diferente no viver. Mas, para que isso? O mundo e a carne não melhoram o crente, não o aperfeiçoam mais. No sangue a perfeita obra é consumada na vida daquele é salvo e faz do homem completamente habilitado para entrar no céu, bem como para viver aqui.
         O que mais você pode dar para Deus? O que pode ser retirados da imundície do pecado? Há algo de bom que Deus pode extrair do coração do homem? O trabalho é Dele, caro leitor. Tudo foi feito na cruz para um trabalho completo, perfeito, a fim de fazer do pecador uma alma plenamente aceitável a Deus e digna do reino Dele. Pronto! Enquanto o homem achar algo de bom em si mesmo, jamais vai querer ir a Cristo; sempre verá Jesus não como o Cordeiro de Deus, mas sim como um elemento da superstição humana. Enquanto o homem não reconhecer sua miséria e sua penúria, certamente há de achar que pode ser um exímio colaborador de Deus.
         Então caro leitor, o momento agora é para humilhar-se perante o Senhor! O momento agora é de profunda tristeza, porque ao contemplar a rude cruz, o pecador vai ver seu merecimento do inferno; verá que houve um substituto perfeito, vindo de Deus, para ocupar seu lugar ali. Então, agora mesmo confesse sua inutilidade e miséria, e corra para esse santo lugar!

Nenhum comentário: