quarta-feira, 28 de maio de 2014

A ENFERMIDADE (7)



         Um sermão de J. C. Ryle

III. DEVERES ESPECIAIS QUE A ENFERMIDADE SUPORTA

Lamentaria deixar o tema da enfermidade sem dizer algo sobre este ponto. Sustento que é de importância cardeal não nos contentarmos com generalidades ao pregarmos a mensagem de Deus, às almas. Estou ansioso por inculcar em cada pessoa, em cujas mãos possa cair este sermão, a sua própria responsabilidade pessoal em conexão com o tema. Não queria que ninguém fechasse este livrinho, sem ter sido capaz de responder as perguntas, "Que lição prática aprendi? Num Mundo de enfermidade e de morte, o que devo fazer?"
         (a) Um dever supremo que a preponderância da enfermidade conduz ao homem, é o de viver habitualmente preparado para encontrar-se com Deus. A enfermidade é um aviso da morte. A morte é a porta que todos devemos atravessar para chegar ao juízo. Este é o tempo quando devemos, finalmente, ver Deus face a face. Certamente a primeira lição que o habitante de um Mundo doente e agonizante deve aprender, é que deve estar preparado, para seu o encontro com Deus.
         Quando estás preparado para te encontrares com Deus? Nunca, enquanto as tuas iniquidades não tiverem sido perdoadas e o teu pecado tenha sido coberto! Nunca, enquanto o teu coração não tiver sido renovado, e a tua vontade não tiver sido ensinada a deleitar-se na vontade de Deus! Tens muitos pecados. Se fores à Igreja, a tua própria boca é ensinada a confessar isto em cada domingo. Unicamente o sangue de Jesus Cristo pode lavar esses pecados. A justiça de Cristo apenas pode fazer-te aceitável aos olhos de Deus. Apenas a fé, a simples fé como a de um menino, pode fazer com que tenhas interesse em Cristo e nos Seus benefícios. Queria saber se estás preparado para o teu encontro com Deus? Então, onde está a tua fé? O teu coração é naturalmente impróprio para a companhia de Deus. Tu não sentes um prazer real em fazeres a Sua vontade. O Espírito Santo deve transformar-te à imagem de Cristo. As velhas coisas devem passar. Todas as coisas devem tornar-se novas. Gostarias de saber se estás preparado para te encontrares com Deus? Então, onde está a tua Graça? Onde estão as evidências de tua conversão e santificação?
         Creio que isto, e nada que não seja isto, é estar preparado para o encontro com Deus. O perdão do pecado e a preparação para a presença de Deus: justificação por fé e santificação do coração, o sangue de Cristo cobrindo nossa culpa, e o Espírito de Cristo habitando em nós, esta é a grandiosa essência da religião cristã. Estas não são meras palavras e nomes que proveem argumentos para a discussão dos teólogos polêmicos. Estas são realidades sóbrias, sólidas, substanciais. Viver na posse real destas coisas, num Mundo cheio de enfermidade e morte, é o primeiro dever que queria gravar nas vossas almas.
         (b) Outro dever supremo que a preponderância da enfermidade implica para vós, é o de viver habitualmente preparados para suportá-la pacientemente. Sem dúvida, a enfermidade é uma prova para a carne e o sangue. Sentir os nossos nervos transtornados e a nossa força natural abatida, ter a obrigação de estar sentados quietos e estar separados de todas as nossas atividades usuais, ver os nossos planos desbaratados e os nossos propósitos frustrados, suportar largas horas e dias e noites de debilidade e dor; tudo isto é uma severa pressão sobre a pobre pecadora natureza humana. Não deveria surpreender-nos que a impaciência e a irritabilidade nos cheguem por meio da enfermidade! Certamente num Mundo tão moribundo como este, deveríamos estudar a paciência.

Nenhum comentário: