quarta-feira, 28 de maio de 2014

PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (14)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor devo prosseguir mostrando que foi no ato da queda em Adão que a raça abandonou o Senhor. Satanás quer encobrir essas verdades utilizando as mentiras religiosas dos falsos mestres nestes dias. As mentiras religiosas tendem a encher os corações dos homens de orgulho, vaidades e supertições; as mentiras religiosas fazem com que os homens ignorem a situação deles perante Deus e afunda a mente e seus sentimentos num vazio teológico.
         A palavra de Deus chega com poder e aponta a triste consequência dos homens no pecados. Paulo escreveu à igreja em Éfeso dizendo: “Ele vos deu vida estando vós mortos em vossos delitos e pecados” (Efésios 2:1). Ó quanto a mensagem moderna esconde essa verdade! Não foi uma invenção de Paulo; não foi um exagero teológico do apóstolo aos gentios. Paulo foi usado pelo Espírito Santo a fim de deixar bem claro aos crentes que eles foram salvos do pecado devido a ação soberana da parte de Deus. A mensagem do evangelho nos humilha e faz desabar por terra toda arrogância. A mensagem do evangelho nos faz lamber o pó e enche nossos corações de santo temor e gratidão.
         Caro leitor, ao abandonar o Senhor Deus a fim de servir ao pecado o efeito totalizador do pecado foi a morte. Nosso Senhor expôs tal verdade aos Judeus arrogantes no cap. 5 de João. Ele declara que trabalha com o Pai na vivificação dos mortos: “Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer” (João 5:21). Incrível! Nosso Senhor está declarando no cap. que o trabalho Dele e do Pai neste mundo não é consertar braços, olhos, pés, etc. Ele veio em Soberana graça para dar vida aos defuntos espirituais. O cap. 5 de João apresenta o mundo como um cemitério onde homens e mulheres estão imobilizados pela morte. O Senhor não está usando figura de linguagem, não! Ele está sendo literal. Ele está declarando que Seu trabalho poderoso, maravilhoso e encantador nesta zona do pecado e da morte é dar vida aos pecadores. Ele faz isso usando apenas Sua Palavra: “...quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).
         Caro leitor dei algumas passagens no Novo Testamento para que o leitor atento, que ama e busca a verdade possa ver quão sério e aterrorizante é o efeito do pecado no homem. Não foi uma mera tragédia, mas sim uma completa catástrofe mundial. O cenário neste mundo é de defuntos espirituais; de homens e mulheres que são mobilizados naturalmente pelo poder do pecado e pela energia daquele espírito que opera nos filhos da desobediência (Efésios 2:2).   Quais palavras posso ter para descrever o real significado da morte nos homens? O Espírito de Deus mostra em palavras claras e precisas o que realmente pode ser achados nos corações dos homens. Ora, a teologia moderna tão humanista procura encobrir essas verdades profundas, humilhantes, mas tão necessárias para serem expostas na pregação. Por essa razão é que devo trazer esse ensino à lume.
         Veja o que Paulo diz em Romanos 3:13: “A sua garganta é um sepulcro aberto...”. Veja caro leitor onde está o real problema do homem; veja bem que é a boca do homem que transmite a realidade do seu coração; a boca canaliza os horrores de um coração cheio de podridão. Sabemos o que sai da boca dos homens; sabemos que de lá não procedem bênçãos, louvores, ações de graças, adoração a Deus, genuíno amor aos semelhantes. Ora, estas coisas só podem brotar de corações que foram lavados e purificados; de homens e mulheres que nasceram de novo e que agora como verdadeiros santos de Deus buscam continuamente retirar de suas vidas toda e qualquer impureza que militam em sua natureza carnal. Então, na salvação vemos que a mudança só pode ocorrer de forma milagrosa. É na salvação que o homem nasce de novo e passa a ter um novo coração.



Nenhum comentário: