quinta-feira, 29 de maio de 2014

A PROTEÇÃO DE DEUS (19 a)



                                     
Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito para que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos para não tropeçares em alguma pedra” (Salmo 91:11)
Amigo leitor, Cristo é o tesouro precioso para a alma; Cristo é o bem-amado que tanto os eleitos de Deus procuram, como se eles estivessem com intensa sede ou fome. Deus prometeu aos salvos que Ele iria suprir suas necessidades, e é exatamente isso o que Deus faz a cada dia, mas os anjos estão a serviço dos santos de Deus, não porque Deus precisa deles para tal serviço em cuidar dos herdeiros da salvação, pois Cristo é a proteção dos eleitos; eles estão nas mãos do Senhor e ninguém pode tocar nas ovelhas Dele. Mas, ao meu ver os anjos estão a serviço, porque até nesse serviço de serem ministros dos que hão de herdar a salvação eles estão aprendendo com respeito a obra que Deus está realizando em salvar pecadores.
Os anjos também estarão assim envolvidos em guerra contra os próprios anjos malignos. Miguel, o arcanjo, sempre esteve envolvido na defesa do povo judeu conforme explica o VT, e nós nem sequer podemos imaginar a batalha travada de satanás com seus anjos no sentido de matar, destruir e de arruinar o povo de Deus. Quantas vezes vemos isso acontecendo no lado de cá no terreno humano. Quantas vezes o crente sofre aqui injustas perseguições inexplicáveis aplicadas pelos homens. Não podemos nem sequer avaliar o intenso grau de ódio que o mundo tem contra o povo eleito de Deus, e Jesus foi bem claro ao dizer que se o mundo teve coragem de perseguir a Ele, também há de perseguir os discípulos dele.
Encerro esta primeira parte deixando bem claro que a promessa feita por Deus nesse verso lido, cabe unicamente aos que são verdadeiramente salvos por Cristo. Isso significa que se não houve em sua vida aquele encontro glorioso com o precioso Filho Unigênito do Deus Vivo, para achar Nele o descanso e a segurança que sua alma tanto necessita, é fato que você está andando neste mundo perigoso sem saber que aquilo que você pensa ser “segurança e paz”, você verá que não passa de perigo eterno.
Amigo leitor, prosseguindo no verso 11, estamos podendo ver a posição tão gloriosa que Deus concede aos salvos na graça Dele, uma posição tão gloriosa que até mesmo Deus colocou Seu exército de anjos à disposição dos salvos para servi-los neste mundo. Será que você pode entender quanta glória há nisso? Será que isso enche seu coração de regozijo? A posição daquele que achou em Cristo a segurança que sua alma tanto necessitava, essa posição está acima de qualquer compreensão humana. Ninguém pode explicar isso, porquanto nem mesmo reis, monarcas, presidentes, governos, ricaços deste mundo têm a segurança que o crente tem em Cristo. Amigo, se você é um crente, de glória, não lhe foi conferida porque você merece, mas porque foi a misericórdia de Deus que lhe achou, e nesse assunto quero ainda mais ampliar.
Meu irmão, você está cercado com tudo aquilo que você tem neste mundo por muralhas invisíveis e forças angelicais. Mas eu quero esclarecer aqui que nem sempre a proteção de Deus pode ser compreendida, porque se não entendermos a maneira que Deus age na vida dos salvos, para guiar e conduzir o salvo no caminho da disciplina, da santidade e do crescimento cristã, poderemos fracassar. Quantos crentes que tem fracassado quando surgem adversidades na vida, eles caem. Tais crentes precisam ser levantados. Eu espero que esta mensagem venha lhe ajudar e mostrar o verdadeiro significado do caminho do crente, a fim de que você não seja enganado em seu trajeto na vida cristã.
Veja bem, Deus jamais prometeu que jamais seríamos roubados neste mundo. Ele nunca prometeu que jamais seríamos roubados por ladrões neste mundo; Deus jamais prometeu que os santos dele jamais seriam molestados nesta vida. O que significa, então, quando Deus ordena aos anjos para nos proteger em nossos caminhos? O que quer dizer os versos 11 e 12? Vamos, pois ornamentar o salmo 91 com a palavra de Deus em geral.
         Lembro aos amados leitores que o salvo tem suas possessões guardadas no céu, e ninguém pode tocar nessas possessões. A herança dos santos está protegida num lugar onde ladrão não pode entrar, nem ferrugem pode estragar. Então, aquilo que o crente tem neste mundo; tudo o que representa nossos bens; aquilo que consideramos nossas possessões terrenas, tudo pertence a Deus e nos foi emprestado por breve tempo. Nada temos aqui, nossa casa, dinheiro, corpo, filhos, etc., tudo foi emprestado por Deus por breve tempo. Nada temos que será permanentemente nosso. Acontece que as vezes poderemos ser surpreendidos ao sermos privados de alguma coisa que temos aqui. Por exemplo, quando o salvo é assaltado por algum ladrão, ou mesmo quando perdemos qualquer coisa que tanto amamos, isso pode acontecer, mas é por permissão de Deus e tem preciosas lições em torno de tudo isso. Quando acontece alguma coisa em que o crente é privado de algo que tanto ama, Deus está querendo tirar algo dele para trazer algo infinitamente superior em seu viver. Deus trabalho no viver do crente com disciplina a fim de torná-lo participante da santidade Dele. É esse o ensino do cap. 12 de Hebreus.
         Os anjos estão protegendo o crente para que nada das intenções malignas de satanás possa afetar o crente. Por exemplo, é desejo de satanás matar qualquer santo de Deus. Ele trabalha para isso, mas aí entra o serviço feito pelos anjos, e se satanás é um anjo, se o exército dele é de anjos, quem há de lutar contra esses anjos? Os próprios anjos de Deus. Nem podemos compreender os perigos que nos cercam e de quantos perigos somos guardados diariamente. As vezes Deus permite que alguns crentes vejam com os olhos físicos os cuidados angelicais. As vezes acontece, mas nem sempre. Li a respeito de um garoto filho de um pastor que estava brincando em frente à sua casa, e ele entrou em sua casa com marcas de pneus de caminhão em seu próprio corpo. Sua mão lhe perguntou o que havia acontecido, e o menino respondeu que um caminhão havia passado por cima dele, mas um anjo veio e não permitiu que a roda esmagasse o menino. Isso não significa que uma mão crente deve deixar seus filhos sem qualquer proteção numa rua perigosa. Deus ensina que devemos ser prudentes, sábios, e que as crianças precisam da proteção do pai e da mãe. Mas tal ilustração mostra que os anjos estão à disposição dos santos.
         Amado irmão, que essa promessa fique bem marcada em seu coração a fim de que você possa andar confiantemente em sua peregrinação neste mundo, pois está assegurado na palavra que nada, nada mesmo vai lhe tocar sem permissão devida de um Deus sábio e santo, o Deus que guia os salvos em seu infinito amor. Além do mais nada é perda, na vida daquele que é salvo tudo é ganho, mesmo naquilo que você acha que tem saído perdendo, mas nada é perda, tudo é ganho porquanto tudo está envolvido nos planos eternais decretados por Deus em Cristo para sua vida se você é um dos eleitos de Deus.

Nenhum comentário: