quinta-feira, 22 de maio de 2014

“A SINCERA PETIÇÃO DA ALMA” (3)




E acrescentou: Senhor, lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (LUCAS 23:42)
UMA PETIÇÃO CHEIA DE CONHECIMENTO
         Caro leitor devemos estar atentos ao fato que aquele moço demonstrou conhecimento do Senhor. Tenho mostrado que a fé verdadeira busca o Senhor pelo caminho certo, o caminho bíblico. Sempre foi assim com todos os pecadores que se converteram a Cristo. A conversão por brilhar a luz da verdade no entendimento, mesmo naqueles mais simples crentes. Aquele moço entendeu que aquele que estava pendurado na cruz era de fato o Salvador. Ele percebeu isso porque imediatamente veio a luz do céu sobre aquela mente tão obscurecida pelo pecado. Logo ele compreendeu que ali estava o próprio Deus em carne; o próprio Jeová que se revelou aos homens. Ele imediatamente entendeu tudo o que precisava, a fim de invocar o Nome do Senhor e ser salvo.
         Já mostrei que, como judeu aquele moço compreender o significado do nome dado àquele Nazareno. O nome “Jesus” significa “Jeová que salva”. Então, eis que o Espírito de Deus fez brilhar em seu coração essa verdade; veio essa verdade ao seu íntimo no tempo oportuno para sua salvação. Também, veio ao seu coração o fato de que aquele que ali foi crucificado teve um viver puro e inocente. Logo brotou a sensatez espiritual em seu coração; logo pode discernir bem e assim pode compreender que Ele estava ali como alguém que jamais cometeu pecado. Então, a visão do Cordeiro de Deus irradiou em glória perante seus olhos agora abertos pelo Espírito Santo. Foi assim que aquele moço viu a enorme diferença entre ele e o Salvador. Ele percebeu que ele era um pobre pecador; que estava ali pendurado porque realmente merecia e que seria punido não só pela lei dos homens como receberia o inevitável juízo de Deus, caso não se humilhasse e suplicasse pela salvação que se achava tão perto.
         Ó meu caro amigo, veja como o pecado torna o homem interior um verdadeiro caos! Como os homens brincam com sua situação! Como eles acham que são fortes e capazes para viver e andar por este mundo sem a salvação de Deus! E quando a casa de suas vidas começa a desmoronar pelas enfermidades, problemas financeiros e outros acontecimentos que pegam os homens desprevenidos, eis que imediatamente buscam socorro em seus ídolos. Para os homens no pecado não há necessidade de Jesus o Salvador, porque eles não conseguem ver como estão pendurados no abismo e que a qualquer momento cairão no desespero eterno. Não percebem que estão nas alturas da vaidade, por isso brincam na busca de um salvador terreno, que venha livrar-lhes daquilo que obstrui sua felicidade terrena.
         Ó quão gloriosa foi a compaixão de Deus em favor daquela pobre alma! Quão forte foi a manifestação do braço do Senhor em arrancar aquela alma do cativeiro do diabo e do corredor que o levaria à morte eterna! Ele também recebeu conhecimento do reino de Cristo: “...no teu reino”. Que petição tão carregada das verdades eternas! Ele que viveu a vida toda aqui na busca pelo reino deste mundo; que viveu como um cão farejando o que havia de melhor no chão desta vida. Agora seus pensamentos foram imediatamente mudados. Ao invés do reino deste mundo, agora é o reino do céu. Agora seus pensamentos estão ocupados por coisas nobres, excelentes; agora é um homem com todas as suas faculdades em ordem, tudo funciona segundo as normas de Deus.
         Antes queria construir seu império aqui, por isso roubava; antes achava que nada havia melhor do que o reino tão fascinante mostrado a ele pelo pai da mentira. Agora tudo mudou, pois quer o reino de Deus, dos céus e não mais da terra. Aquele Salvador pendurado ao seu lado veio do céu e era do céu. Para aquele moço eis a chance à sua frente! Eis agora perante seus olhos as maravilhas de  um Deus perdoador e que usa de compaixão por perdidos! Por isso sua boca foi aberta para fazer a mais sublime petição: “Jesus, lembra-te de mim...”

Nenhum comentário: