quinta-feira, 29 de maio de 2014

A CAUSA DE LEVANTAMENTO E QUEDA (10)




            "Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para a ruína como para o levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos  de muitos corações". Lucas 2:34,35

                            Amigo leitor prossigo em mostrar o mais lindo e glorioso ministério do Filho do Deus vivo em levantar pecadores da ruína do pecado. São milhares que já foram alcançados pelo poder da misericórdia desse Deus em salvar pecadores. Milhares já se encontram no céu com Cristo, e milhares peregrinam pela estrada estreita, ovelhas do Bom Pastor, esperando o momento triunfal quando adentrarão na Nova Jerusalém. O propósito destas mensagens é para que pecadores que ainda se encontram no estado de condenados, venham a achar da parte do Bondoso Senhor o pleno livramento para suas almas.
         Ainda no Livro de Lucas temos uma emocionante narrativa de um homem que foi achado no pó do pecado e foi erguido pelo socorro da Graça salvadora. Foi mais uma pessoa que ficou totalmente encurralado por circunstância que Ele mesmo criou porque desde cedo preferiu tomar o curso que milhares tomam de buscar no dinheiro algo que lhe tragam alguma felicidade. Zaqueu foi assim. Tinha riquezas, mas não tinha a mais preciosa riqueza que é a paz com Deus. Aquilo que fora buscado como se fosse um deus, lhe deixou desamparado, e a miséria ocupou seu coração. Creio que Zaqueu meditou muitas vezes na pergunta: Será que o Deus do meu povo me aceita? A sociedade religiosa na qual fora criado lhe havia rejeitado. Mas Zaqueu ouviu falar desse homem chamado Jesus. Ele era diferente e carregava profunda compaixão por pecadores. Ele ouviu dizer que Jesus havia salvado Mateus que também era cobrador de impostos. Então, a única saída, o único escape para aquela alma aflita, era encontrar, ou pelo menos ver quem era esse homem. Quem sabe encontraria da parte dele alguma resposta para as ansiedades de sua alma.
         Mas Zaqueu não sabia que o Espírito de Deus estava agindo de maneira maravilhosa em Sua alma; ele não entendia que o próprio Deus havia planejado tudo para que ele, Zaqueu fosse até ao pó, chegando a conhecer a verdadeira humilhação que é o arrependimento genuíno. O Senhor Jesus iria passar por Jericó, porque em Jericó tinha pecadores, e ele estava cumprindo sua missão de buscar e salvar perdidos como fez em muitas outras cidades. Zaqueu não sabia que Jesus era o próprio Deus, cujo coração é repleto de compaixão. Zaqueu subiu naquela árvore, pois queria ver Jesus; Sua alma anelava conhecer aquele que muitos afirmavam ser o Messias prometido desde o Velho Testamento. Ele queria conhecê-lo de perto.   Jesus passou embaixo da árvore onde estava o baixinho Zaqueu, e para espanto do povo e do próprio Zaqueu, eis que Jesus parou, ergueu seu rosto, fitou a face atônita de Zaqueu, e como se tivesse marcado um encontro com Ele diz: “Zaqueu, desce depressa, quero ficar hoje em tua casa”. É impressionante isso! Jesus é Deus, e essa narrativa prova que Ele conhece cada uma das ovelhas que o Pai escolheu, e conhece cada uma pelo nome.
         Houve um espanto ali. Tinha milhares de pessoas que estavam indo atrás de Jesus esperando que Ele fizesse alguns sinais ressuscitando algum morto, curando algum coxo, dando vista a algum cego, ou mesmo multiplicando comida. Mas para o descontentamento daquela multidão, eis que o Senhor direciona-se para Zaqueu. Espantoso, não? Zaqueu não precisava de Jesus conforme o pensamento da multidão. Zaqueu era um homem rico. Além do mais era ele um homem de mau caráter porque conquistou muita riqueza que tinha na base da desonestidade.
         Mas, a pessoa que Deus quer salvar, não pode ser entendida pelos homens. Quem era Zaqueu, senão um miserável pecador como qualquer outro ou até pior do que outros? Apenas um merecedor do castigo justo de um Deus Justo e Santo. Zaqueu diante do trono de Juízo só poderia ouvir a sentença terrível que deveria ser lançado nas trevas exteriores. Mas Cristo veio ao mundo não para julgar, e sim para salvar pecadores. Ali estava uma alma tombado no pó, sem poder se erguer por si. Zaqueu era uma alma morta que precisava de ser ressuscitada; era uma alma cega que precisava de visão; era uma alma paralítica, que precisava de perfeita cura a fim de poder andar. E o Filho do Deus vivo veio ao mundo para isso. Quem poderia dissuadi-lo desse tão majestoso objetivo?
         O amor de Deus acolheu Zaqueu, e Jesus entrou na casa de um homem, casa que nenhum religioso daquele tempo ousava entrar porque achava que entrando ali, ficaria sujo espiritualmente. Jesus entrou na casa de Zaqueu, e o Rei da Glória entrou no coração. O poderoso Braço do Senhor ergueu o portal eterno daquela alma, e assim o Rei da Glória entrou para transformar aquele coração num novo coração, e por o novo Zaqueu no caminho certo, caminho que somente verdadeiros crente podem andar, que é o caminho da santidade e da justiça. Aquele que antes buscava lucros por meios ilícitos, procura a partir daquele momento honrar ao Seu Deus com uma maneira de viver reta diante dos homens. Cristo de fato levantou Zaqueu, e eis que sua vida provaria que Ele era de fato nova criatura.
         A história de Zaqueu foi breve, mas suficiente para que entendamos que não há meios aqui nesta vida para livrar pecadores da tão terrível situação que o pecado lhe colocou. Somente Deus para levar o homem a ver sua própria queda, sua indignidade, sua distância de Deus; seu amor pelo pecado e sua ruína eterna. É tão triste ver quantos e quantos acham que podem andar do jeito que sempre viveram, e não há nada errado. Mas o poder do meu Deus não mudou, nem mudará, mesmo diante de tanta demonstração de ódio, de orgulho, de religiosidade superficial. O Glorioso Senhor ainda está salvando. E quando tem uma alma assim como Zaqueu, quer não quer outra coisa senão conhecer o Bendito Salvador como Senhor de Sua vida, o que Ele fará? Ele salva.

Nenhum comentário: