quarta-feira, 21 de maio de 2014

ETERNAS BENÇÃOS DO ARREPENDIMENTO (8)



                        
                          TEXTO:       LUCAS 15:11-24        .
AS BÊNÇÃOS DE UM FIRME E INABALÁVEL FUNDAMENTO: “Digo-vos, que assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende...”.
         Caro leitor, ó se soubéssemos de fato o quão maravilhoso é o arrependimento de um pecador! Vejo o quanto o movimento evangélico moderno se ocupa com outras coisas. Tudo hoje envolve a felicidade do homem neste mundo; toda mensagem moderna tem em vista manter o filho pródigo comendo as bolotas deste mundo; tudo é feito para dizer aos homens que essas “bolotas” são boas e que o cenário deste mundo é melhor do que a casa do pai. Mas o fato é que tudo hoje milita contra a verdade bíblica, porque estão trabalhando incansavelmente para manter os homens no pecado; para embelezar o mundo e colocar os adornos necessários, a fim de que não haja qualquer lugar para o arrependimento e a necessidade dos pecadores voltarem para Deus.
         Mas caro leitor, precisamos ver com os olhos da fé a verdadeira cena que mobiliza o céu para uma grande festa. A parábola do filho pródigo é apenas uma pequenina mensagem diante da vastidão de ensino do evangelho bíblico. Toda ocupação de Deus com os homens não é mantê-los aqui, mas sim tirá-los daqui; o propósito do evangelho é mostrar o quanto este mundo é maligno, o quanto este lugar é cheio de miséria; que todos esses encantos que tanto atraem a carne não passam de manipulações do pai da mentira, a fim de manter as multidões ocupadas, trabalhando para ele na construção do seu terrível império. Precisamos fugir desse evangelho tosco e fútil tão apregoado hoje; precisamos voltar para o verdadeiro fundamento que mobiliza tudo e todos para esse grande feito, que agita os seres celestiais.
         Você amigo leitor pode ver o que o Senhor ensina? Pode ver o quanto a doutrina do arrependimento marca a volta do homem para Deus? Veja bem que é isso que mobiliza a festa no céu. Certamente o arrependimento não é algo desejável aqui, nem para a carne, nem para o mundo, mas é a vontade de Deus (2 Pedro 3:9). Alguém levantar-se da sua miséria e dirigir-se para Deus é o acontecimento mais encantador que este mundo jamais pode explicar. Ah! Eu sei o quanto os evangélicos modernos se ocupam com festas terrenas; são movidos por comida, por felicidade de uma família melhor aqui; ficam cheios de felicidade com as bênçãos de uma vida próspera neste mundo. Não que essas coisas em si mesmas são erradas. Mas digo e afirmo que a mensagem bíblica não é essa; que o plano de Deus é acima de tudo vertical – com o homem voltando de coração arrependido e humilhado para Ele, na busca da salvação conquistada por Cristo na cruz.
         Então, tendo isso em vista quero nortear meus leitores nesse santo caminho. Eu sei que não teremos a multidão a nosso favor; que ficaremos sozinhos no que concerne a essa mensagem, porque em nada agrada a carne. Mas a verdade é que devo motivar a todos a uma verdadeira festa. Enquanto podemos ouvir o barulho dos dentes mundanos se rangendo de raiva, eis que a igreja aqui e os anjos no céu fazem festa. Não refiro a igreja falsa, apóstata. Não tem um inimigo maior do que o falso cristianismo. Como os fariseus essa igreja afastada da verdade luta contra todo ensino que revela as maravilhas do evangelho da glória de Cristo.
         Eu me refiro à igreja do Senhor; a igreja constituída de verdadeiros e sinceros crentes, cujos corações estão firmados na Palavra e não naquilo que homens levianos e frívolos ensinam. Essa igreja se regozija, faz a festa quando um pecador se arrepende. Uma alma convertida a Cristo é um novo membro na família, por isso é bem vindo. Os cânticos de Sião são entoados pelos santos aqui enquanto peregrinam. Mas esses cânticos têm a mesma mensagem – a mensagem da cruz. Eles estão radiantes com a conquista do Filho de Deus; eles sabem que a compra foi feita quando o Filho tornou nosso perfeito substituto, a fim deu que pudéssemos ser herdeiros de Deus com Ele.

Nenhum comentário: