terça-feira, 20 de maio de 2014

ETERNAS BENÇÃOS DO ARREPENDIMENTO (7)




                          TEXTO:       LUCAS 15:11-24        .
         Caro leitor, quero prosseguir no texto, mostrando quantas bênçãos eternais vêm sobre a alma que humilhada se converte a Cristo de todo coração. Já pudemos ver nas vestes recebidas pelo moço a perfeita justiça de Cristo que reveste o salvo de completa paz, a fim de que para sempre possa estar livre da ira de Deus. No anel que foi posta no dedo vimos a aliança de Cristo feita com o pecador, a fim de que ele possa pertencer para sempre a família de Deus – como filho de Deus (João 1:12).
         Agora veremos o calçado: “...ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés” (15:22). Andar descalço em Israel era sinal de desamparo, de humilhação. Àquele moço foi dado as sandálias, para que todos soubessem que não mais vagueava como um errante; não mais peregrinava. Sandálias nos pés mostra posição triunfante; que está pronto para prosseguir, para caminhar vencedor. Ao salvo Deus lhe concedeu esse calçado: “Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz” (Efésios 6:15). Eis ai a demonstração da fé triunfante e perseverante. O salvo é chamado para prosseguir na jornada, sua posição é de um soldado; as sandálias nos pés mostram que foi chamado por Deus, que pertence ao povo de Deus; que não há de que se envergonhar; que não volta mais ao mundo e que seguirá firme até ao fim.  
         Ó quanto esse evangelho moderno ignora isso! Não havendo lugar para o arrependimento, o pecador é mantido no lugar de vergonha. Na aparência é salvo, mas quando olha para os pés eis que estão descalços. Muitos são como camelos, pois na boca parecem crentes, porque estão sempre ruminando; sempre estão falando versos bíblicos. Mas seus pés lhes denunciam, porque não têm as “unhas fendidas” (Levítico 11:4). Olhe os pés dos salvos, eles estão calçados: “As minhas ovelhas... me seguem” (João 10:27). Quando não há arrependimento normalmente as conversões acontecem pela metade.     Muitos que se intitulam crentes em nossos dias jamais se levantaram e caminharam na direção certa, em profunda tristeza na busca do Salvador. Aquele moço jamais enxergaria seu pai se não se levantasse, deixando para trás toda maldade e prazeres da carne. Mesmo que pensasse em seu pai; mesmo que lembrasse do conforto do lar; mesmo que sentisse saudades de todas as regalias e privilégios que desfrutou. Ele se levantou e foi. Caso contrário, continuaria indo de mal a pior, com suas vestes sujas, passando fome, sem nada de anel nem sandálias nos pés.
         Meu caro leitor, já aconteceu em sua vida essa disposição humilde de arrependimento? Já foi um dia erguido da sua miséria no pecado, a fim de ir de coração ao Salvador? Pela fé, de coração inteiro, já retornou para o lar, ou ainda vive como um perdido neste mundo? Não adianta pensar bem de Deus, porque longe dele sua alma há de continuar assim, faminta e na miséria. Não adianta pensar nas riquezas da salvação, e até mesmo saber mentalmente todas essas coisas. Você não iria saciar-se vendo o banquete de longe, ou mesmo meramente sentindo o cheiro da comida. Venha amigo, o banquete de Deus está pronto:
                                               Vem filho perdido, ó pródigo vem!
                                               Ruínas te esperam nas trevas além!
                                               Tu de medo tremendo e de fome gemendo.
                                               Ó, filho perdido, vem pródigo vem!
         Mas eu sei que esse convite de amor chega apenas ao coração humilhado e quebrado por Deus. Eu sei que o coração altivo e arrogante prefere dar crédito a todas as mentiras de satanás, porque o mundo é o lugar onde os homens colocam seu afeto e coração. Quando não há lugar de arrependimento, eis que os homens continuam seguros e apegados às suas iniquidades, e jamais querem voltar de coração para Deus. Por isso o trabalho de atrair pertence a Deus, pois pelo poder da graça Ele puxa o pecador para Si. Quando Ele chama é porque Ele está esperando o pecador para salvar-Lhe com maravilhosa e eterna salvação!.

Nenhum comentário: