sábado, 31 de maio de 2014

O ENGANO DE UM CORAÇÃO VAIDOSO




Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno” (Lucas 10:15)
         Caro leitor, Cristo com Seus discípulos haviam passado em várias cidades antigas e importantes em Israel. Todas elas foram marcadas pela presença da bondosa visitação do Filho de Deus, anunciando por meio de Seus discípulos a chegada do reino de Deus. Que bem-aventurança! Que privilégio obtido por aquele povo! Nenhuma outra cidade de qualquer país do mundo teve o que essas cidades tiveram, nem mesmo Roma e outros grandes centros do mundo de então. Por onde o Senhor passava com Seus discípulos ali marcava Sua vinda com curas, milagres, mortos eram ressuscitados e outras coisas inauditas.
         Mas em meio às vívidas demonstrações da bondade de Deus no mundo de um povo conhecedor das Escrituras, não houve a reação aguardada, porquanto nada disso suscitou uma admiração de temor e de santa alegria pela chegada do Messias prometido. Ninguém foi despertado para correr e ver de perto o Filho de Deus prometido, pois todos queriam ver os milagres e não o porquê dos milagres. Era momento para jubilarem pela visitação do poder de Deus no meio deles; era momento de arrependimento, em face dessa bondosa presença.
         Mas tudo revelou o quanto aquelas cidades, em especial Cafarnaum estava dominada pelo orgulho. Nada mexeu com aqueles homens; nada fez com que houvesse um avivamento ali. O engano do pecado dominava aqueles moradores; eram religiosos, conhecedores do Velho Testamento, mas tudo isso foi transformado numa espécie de casca grossa, impedindo que tivessem verdadeiros sentimentos espirituais. Por essa razão Jesus fez a pergunta: “Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás até ao céu?”. Eles achavam que sim! Estavam cheios de justiça; seus corações eram ricos de vaidade; acreditavam que eram valorosos e que de nada mais precisavam.
         Milhares vivem assim, pois mesmo vendo bênçãos e mais bênçãos materiais passarem perante suas faces; continuam arrogantes e jamais caem perante o fato que é Deus que está alargando-lhes o caminho do arrependimento. Pensam que estão subindo; acham que são merecedores dos favores de Deus.
         Mas a verdade aparece imediatamente: “...Descerás até ao inferno!”. Cristo mostra aos moradores de Cafarnaum a lei do pecado. A vaidade nos corações enganosos lhes faz pensar que estão subindo ao céu. Foi assim com Lúcifer, pois em seu orgulho achou que poderia subir às alturas e ser igual a Deus. Os homens precisam saber que não podem subir. Não tem asas espirituais para subir. O peso do pecado, como chumbo lhes puxa para o inferno.
         Que horror espera as almas enganadas no pecado! Logo os risos findarão; as festas cessarão; suas esperanças serão depositadas no pó. É bom que as almas sejam acordadas agora; que vejam que estão nas alturas, mas que logo hão de cair de lá pelo poder da morte. O momento agora é para o arrependimento e sincera conversão a Cristo!

Nenhum comentário: