sexta-feira, 23 de maio de 2014

QUANDO A ALMA ESTÁ ENGANADA (13)




Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas (Apocalipse 3:17).
A TRISTE CONDIÇÃO REVELADA:    “...e não sabes que és um coitado, e...”
         Caro leitor, como é triste ver como as riquezas da graça são entregues a pessoas que jamais foram convertidas, lavadas de seus pecados! Quão perigoso é isso, porque os tesouros eternos de Deus em Cristo foram entregues aos santos. Corações não santificados utilizam os ensinos da graça para exibirem maior orgulho, porque essas verdades são utilizadas para encobrir a realidade de corações depravados. Cristo conquistou as riquezas eternas e elas são entregues àqueles que chegam a Ele como mendigos espirituais (Mateus 5:2) e essas almas serão humildes no viver e mostrarão que essas riquezas adornam seus corações e os fazem os fazem representantes do reino de Deus aqui na terra. Escândalos e mais escândalos têm acontecido nos arraiais evangélicos e assim o Nome de Deus tem sido deturpado, por causa de falsos crentes, os quais afirmam categoricamente que estão salvos, que irão para o céu, não obstante seu modo de viver mostrar ser incongruente com a fé confessada.
         Então é o momento de examinar com detalhes essas comparações que o Senhor faz daquilo que os crentes de Laodicéia têm com aquilo que Ele veio dar aos pecadores arrependidos. Lembremos bem que no texto o Senhor chega aos falsos crentes e os admoesta a comprar Dele OURO, VESTES BRANCAS E COLÍRIO. É claro que nosso Senhor usa uma figura de linguagem, mas essa linguagem está sendo saudada por toda Escritura, por esse fato devemos ser criteriosos no exame da linguagem bíblica. Primeiramente sondemos de perto o OURO que nosso Senhor adverte aos falsos crentes para que comprem Dele. É claro que o OURO simboliza a fé cristã, porquanto somente a fé verdadeira é provada no fogo. Nosso Senhor conquistou essa fé; nosso Senhor é o supremo autor dessa fé (Hebreus 12:2). Paulo fala que na sua conversão ele recebeu a fé que vem do Senhor (1 Timóteo 2:14).
         Também a fé verdadeira a qual é dada na salvação é passada por diferentes provações durante a peregrinação do crente aqui. Pedro fala sobre isso em sua primeira carta no cap. 1 verso 7: “Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível...”. Note bem caro leitor, como a fé cristã é comparada ao ouro e que por isso é de um valor inestimável. Judas afirma que a fé cristã é a “santíssima fé”. Para que algo seja assim santíssimo é preciso que seja realmente de Deus. Tem muitas passagens que poderia usá-las, a fim de mostrar aos meus leitores que o OURO apresentado por Cristo refere-se à fé. O que nosso Senhor estava realmente ensinando com isso? Ele estava dizendo que a fé deles não servia, pois não vinha de Deus (Efésios 2:8); que a crença deles era algo apenas da mente, ou mesmo das emoções; que não foi iniciado por Deus e que por isso não podia suportar o fogo da prova (Filipenses 1:6).
         Caro leitor, o fato é que a fé deles não resultou em humildade no viver, mas sim num orgulho e impressão de bem-estar. A fé dos falsos crentes é como uma um dinheiro falsificado; é uma arma de plástico, uma luz de vela apenas. Ela nasce aqui e morre aqui. A fé falsa não tem fibra celestial, não passa de ser um barbante que não suporta o peso da verdade bíblica. Nota-se na vida de falsos crentes, como eles não suportam provações, estão sempre voltando para o mundo, ou então ficam parados no meio do caminho como um defunto. A fé falsa tem sua energia vinda dos homens, por isso sempre depende dos homens para viver a vida cristã. A fé falsa está estribada nela mesma, enquanto a fé verdadeira se gloria na graça de Deus. O falso crente está sempre confiante em si mesmo e sempre quer produzir tudo por si mesmo. Mas quando chega a visitação do Senhor eis que Seus olhos penetrantes mostram que essa fé de nada serve, nem para viver, nem para morrer. Então eis que Ele chega e diz: “Aconselho que de mim compres OURO...!”

Nenhum comentário: