quinta-feira, 29 de maio de 2014

PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (15)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Amado leitor, quando a bíblia afirma que os homens estão mortos em seus pecados, ela está mostrando o quanto o pecado é aterrorizante; o quanto seu efeito é devastador e que a miséria é atual e eterna. Mais do que isso, nessa afirmação a Palavra de Deus vem nos mostrar que não há solução na morte, porquanto morte é morte e que não há progresso na morte; que não há evolução, mas sim corrupção e degeneração.
         Então sigamos esse pensamento tão norteador da revelação bíblica acerca da condição do homem, por ter abandonado o Senhor. A mais poderosa morte que existe não é a física, mas sim a morte espiritual. Que quadro de terror, porquanto somente Deus pode ver e nos mostra essa situação! Nada há no morto que seja útil, então não há no homem nada que possa ser visto por Deus como agradável e de utilidade. A manifestação da morte no homem interior é vista de várias maneiras e toda tentativa de satanás é disfarçar o mau cheiro exalado do coração do homem.
         Sigamos as palavras do Senhor Jesus: “Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios” (Marcos 7:21). Podemos perceber nessas declarações do Senhor que essas manifestações pecaminosas do coração do homem são resultantes de sua condição de morto. Veja bem a lógica, pois se no íntimo o homem estivesse vivo, tendo a vida derivada de Deus, obviamente essas coisas não sairiam de lá. Onde está o pecado a morte está ali como resultado do pecado. Notemos bem que nas palavras do Senhor, Ele afirma que onde os homens estiverem eles vão exalar os efeitos terríveis do pecado – a morte.
         Então, os resultados são terríveis para a sociedade humana, porquanto do ser humano não se pode extrair nada de bom, de justiça, de santidade, de retidão e pureza, mas sim da morte. Onde os estiverem os mortos, por meio de suas palavras e atos eles vão pulverizar o ambiente com as encomendas provenientes de seus corações corrompidos. E os efeitos são drásticos, porquanto onde há maus pensamentos, prostituições, furtos, homicídios e adultérios, o que o ambiente poderá colher será tristezas, dores, frustrações, decepções e outras manifestações de sofrimentos.
         Posso ampliar um pouco mais essas verdades tão alarmantes reveladas nas Escrituras. Paulo fala a respeito da condição dos homens no pecado em Romanos cap. 3:13: “A sua garganta é um sepulcro aberto...”. Veja aí caro leitor o quanto a boca do homem exala os horrores da morte no seu coração. Não tem algo mais devastador para um ambiente do que a língua. O pecado utiliza a língua humana para desferir golpes mortais em seu ambiente. Homens podem destruir seus lares com palavras maldosas. Palavras torpes, sujas, imorais, levianas, etc. causam destruição e arruínam as vidas. Elas estão declarando que o homem interior está morto e que nada sairá dali a não ser as podridões de um coração corrompido pelo pecado.
         Caro leitor, pelas suas palavras, mediante seus atos derivados de um coração corrompido, você simplesmente está mostrando quanto sua situação é desesperadora. Não há como mudar um morto. Você pode pegar um defunto, vesti-lo bem, passar perfume nele, mas irá continuar como defunto. Caído no pecado por ter se afastado de Deus, homens e mulheres revelam sua condição interior por meio de suas palavras e de seus atos. Como mortos no pecado não podem nem querem mudar. Como mortos no pecado há prazer em viver e conviver com os mortos. Mortos no pecado sua situação é desesperadora, porquanto mesmo que frequentando uma igreja, ou tendo uma bíblia, seu ser continua o mesmo e seu coração morto é mantido longe de Deus.
         Só tem uma solução para os mortos e está no Senhor que veio dar vida aos mortos! Quando o homem vai ao pó, ao desespero, reconhecendo sua vil condição e que nada pode fazer, nesse momento é que entra a ação misericordiosa e salvadora do Senhor que veio ao mundo para conceder vida aos mortos! (João 5:24)



Nenhum comentário: