sexta-feira, 30 de maio de 2014

A PORTA ESTREITA (2a)




Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão (Lucas 13:24)
Caro leitor voltemos, então, para o verso 24 de Lucas 13. Qual foi a resposta imediata do Senhor para aquele homem? Ele respondeu-lhe: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Junto com aquele homem havia muitas pessoas ali perto. Jesus não somente voltou para aquele homem, mas Ele conhecendo a curiosidade natural de todos, e disse: “Esforçai-vos”. Oh, meu amigo, deixe estas palavras penetrarem no mais profundo do seu coração. Elas são profundas. Elas são palavras ditas pelo Senhor. É Deus quem as transmite. Que é que JESUS esta querendo dizer? Que é que JESUS está querendo mostrar? Que é que Ele está querendo ensinar? Uma só coisa: responsabilidade. Cada ser humano é responsável. O Espírito de Deus pode usar estas palavras inspiradas a fim de lhe acordar, meu amigo. Assim como você é acordado durante a noite, 3 horas, 1 hora da manhã, para tomar um remédio, ou para ir ao médico quando sente fortes dores. Não é assim? O sono vai embora porque a dor afugenta o sono. A Palavra de Deus faz a mesma coisa. O poderoso Espírito da Glória, Ele pode pegar estas palavras, e usá-las para abrir seus olhos, a fim de que o amigo veja o sério perigo que está à sua frente. De outra maneira você não verá! Além do mais, você poderá ver que só há uma escolha: ou a vida eterna ou a morte eterna. Não há vários caminhos. Não existe isso de que vários caminhos levam a Deus. Não! Só há dois caminhos: o que conduz à vida e o que conduz à morte. Ou a misericórdia de Deus, ou então, o abismo de terror. Ou a Graça de Deus ou o triste Juízo.
Prezado amigo, você, bem como eu, estamos caminhando para a morada eterna, para a casa eterna, e não haverá retorno amigo, não! Haverá choro aqui, mas choro não traz aquele que morre de volta. Por isso é forte o apelo de Deus: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”. Por que o Senhor diz no texto, esforçai-vos? Por quê? Que é que JESUS quer dizer ali: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”, será que o nosso Senhor, Deus da Verdade, está ensinando que a salvação é através das obras do esforço humano, daquilo que o homem tem que fazer cada dia para ver se conquista um lugar nos céus? Respondo aqui categoricamente: “NÃO”! Glória ao Senhor!
  Meu amigo, não há divergência na Bíblia. A Palavra de Deus não está ensinando salvação pelas obras humanas. Não! Nunca foi ensinado isto na Bíblia. Pelo contrário, no texto o Grande Salvador aponta o que mesmo? Será que Ele diz “esforçai-vos para serdes salvos pela igreja”? Não! “Esforçai-vos para serdes salvos pelo batismo”? Não! “Esforçai-vos para serdes salvos pela moralidade humana”? Também não! O Senhor não está falando sobre isso. Ele não está apresentando a doutrina da salvação pelas obras, pelos métodos humanos. Os homens apresentam e procuram outros meios. Os falsos profetas, eles pregam outros meios, como fazem em nossos dias. Mas a verdade bíblica permanece. A salvação pertence somente a Deus. A ninguém mais. “Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso”. A Glória é e será tão-somente Daquele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Nós estamos lidando com o Deus de toda a verdade.
Mas o amigo deve ter esta pergunta em seu coração. Por que é que Jesus diz aí: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita”?


Nenhum comentário: