quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TOTALMENTE IMPOSSÍVEL




“Quem da imundícia poderá tirar coisa pura? Ninguém!” Jó 14:4
        O sofrimento de Jó era mais interno do que externo. Faltava um conselheiro de confiança ao seu lado. Todos olhavam para ele achando que seu sofrimento era resultado de um viver tortuoso. Por isso aquele homem deixava de lado todas as contrariedades para encarar o invisível – seu Deus. Os motivos pelos quais Deus tratava-lhe de forma aparentemente cruel, ele realmente queria conhecer, e até aquele momento nenhuma resposta havia obtido. Jó via o ser humano cheio de culpa e isso era um argumento forte de sua parte para levar perante a presença do Senhor. Nas tantas indagações de Jó estava esta: “O que Deus queria descobrir de bom nele, já que nada existe de puro no homem”? Jó, como que, encurralou Deus com fortes perguntas. Ele era um discípulo do seu Senhor e precisava conhecer as aulas da graça. Evidentemente esses ensinamentos ele pode tomar para sua vida mais tarde como nos mostram o Espírito Santo no final deste tão estupendo livro.
        O ser humano sempre vive a querer achar algo puro dentro dele. Isso faz parte do engano do pecado que constantemente lhe lisonjeia no íntimo (Salmo 36). O pecado ergueu uma muralha ao seu derredor e trancou-lhe o portão para que não tenha ali nenhum acesso de luz da verdade que liberta o homem da sua soberba.
        O mundo colabora em afirmar que do homem pode extrair coisas puras. Faz isso mediante seus conselhos malignos. Também o faz através da religiosidade que transborda o coração de justiça própria, coroando-lhe de vanglória. São muitas as vozes que gritam a todo instante afirmando que há boa vontade no homem e trabalham arduamente para mostrar isso.
        Satanás é outro astuto professor da mentira. Ele é um “amigo” sagaz e não cessa de galantear os corações incautos. Ele mantém os homens ocupados em descobrir uma fonte de virtudes dentro deles. Ele cega os incrédulos para que não vejam a glória de Cristo; ele injeta boa dose do seu próprio orgulho e infla os corações na altivez de espírito.
        Mas, qual é a resposta bíblica? Pode alguém tirar da imundícia algo puro? Jó mesmo respondeu: “Ninguém!”. Jó mostrou através de sua vida ser um homem bondoso, justo, temente a Deus e fiel. Mas não estava tentando mostrar qualquer pureza em sua vida, por quê? Ele sabia bem que nada havia de bom nele. Ele sabia que todas as suas virtudes eram operadas por Deus nele. Encaremos o que ele mesmo diz: “Se eu for perverso, ai de mim! E, se for justo, não ouso levantar a cabeça, pois estou cheio de ignomínia e olho para minha miséria.” (10:15).
        Meu amigo será que tal verdade chegou ao íntimo de sua vida? Milhares de homens e mulheres partiram para a eternidade nesse tremendo engano do pecado. Nada há de bom no homem. O poço do pecado é completamente imundo e da imundícia não pode tirar qualquer pureza. Dessa fonte de impureza há de sair somente impureza. Jesus veio ao mundo não para descobrir qualquer coisa pura no homem. Ele veio para salvar perdidos, limpando e purificando seus corações, fazendo deles novas criaturas.                            

Nenhum comentário: