sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O VERDADEIRO INIMIGO III




         “Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
CONHECENDO O INIMIGO (terceira)
Como podemos definir o que é o pecado? Em linguagem bem prática digo e afirmo que o pecado é aquilo que é exatamente oposto aos padrões de santidade. O pecado sempre atua contra Deus e contra as perfeições desse Deus. Deus é Bondoso, o pecado é maldade. Deus é amor, o pecado é ódio. Deus é Justo, o pecado é injustiça. Enfim, se quisermos definir o que é pecado coloquemos como sendo tudo aquilo que é oposição a Deus e seus padrões de santidade. Sendo assim o pecado nunca beneficia, ajuda, enobrece, fortalece, constrói, eleva o caráter, dignifica, estabelece o viver; nunca transmite confiança, segurança e não promove vida. Digo mais, o pecado é sujeira, aviltação, desonra, vergonha, passível de punição, de fogo, de todo tipo de castigo.
O que mais poderei falar a respeito daquilo que tanto Deus odeia? Não será esse o assunto que mais precisamos ouvir em nossos dias? É preciso que homens e mulheres venham a deparar com a verdade nua e crua a respeito da trágica situação na qual se encontram os homens, num verdadeiro estado de completa escravidão a serviço do poder tirano do pecado. Amigo, a verdade é que você jamais poderá ter qualquer amizade com Deus se em seu coração for amigo do pecado; nunca poderá ter qualquer prazer em servir a Deus, ter deleite Nele, se viver na escravidão do pecado; nunca poderá ter no coração qualquer prazer na lei de Deus, se for um desobediente e rebelde a Deus vivendo em transgressões contra Ele. O Deus da bíblia em nada está, nem estará associado ao pecado. O caminho do Senhor é Santo, o caminho do pecado é crueldade; o de Deus é para cima, o do pecado é para baixo.
Será que dá para avaliarmos a destruição causada pelo pecado neste mundo e no universo? É impossível. Onde foi que o pecado não manchou? Onde foi que o pecado não jogou seu veneno? Não é em vão que as Escrituras afirmam que Deus fará novos céus e nova terra. Quão bom seria uma investigação do horror causado pelo pecado em todo nosso planeta! Em qualquer lugar que pusermos nossos pés, em qualquer cidade, nação, terra ou mar, eis aí as pegadas tenebrosas do pecado. Em qualquer lugar deste mundo, rico ou pobre eis aí a morte, o triste e trágico salário do pecado ceifando homens e mulheres e empurrando-os para a eternidade. Mais do que isso, veja o quadro social deste mundo, marcado pelo egoísmo, inveja, desrespeito, terrorismo, suspeita, aflições, dores, tristezas, gemidos e todo tipo de sofrimento que não dá para nomeá-lo aqui.
Meu amigo, o Grande Deus ordenou guerra contra o pecado em todo universo, e Ele há de extirpar todo mal da sua criação. A ausência de conhecimento a respeito do pecado, em toda sua deformidade é indício de cegueira e juízo no meio dos homens. Triste é para os homens quando eles estão envolvidos com seus prazeres transitórios, em busca de satisfação momentânea, e de entretenimentos como podemos ver atualmente. Isso é trágico! Quão terrível é quando a escuridão espiritual começa a invadir o palco deste mundo; quando os homens estão cegos e fisgados pelas paixões da carne, sem ver como a inundação do mal começa a tomar conta de tudo, de sua casa, de sua vida religiosa, de sua vida financeira, de suas amizades. Triste é quando o pecado começa a algemar e amordaçar os homens de tal maneira que eles não percebem os perigos ao seu derredor; quando aquilo que é errado começa a tomar lugar de certo; quando o mal passa a ser chamado de bem; quando a escuridão passa a ser considerada dia e quando o viver na transgressão à lei de Deus passa a ser normalidade. Os homens hoje estão rindo, quando precisam chorar; estão em festa, quando precisam ficar de luto; estão satisfeitos, quando precisam ficar aflitos; estão esbanjando em seus prazeres sem perceber que, de repente, ficarão emudecidos e atônitos. Que o Senhor venha ter misericórdia dessa geração tão enganosa e enganada.

Nenhum comentário: