sábado, 17 de novembro de 2012

O PERIGO DA MENTIRA




“... quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).
       
        Impressionante declaração do nosso Senhor a respeito do diabo. Ele estava mostrando aos orgulhosos judeus o quanto eram redondamente iludidos quanto à situação espiritual deles. Estavam convencidos que eram salvos porque eram descendentes físicos de Abraão.
        Ao mostrar-lhes que eram filhos do diabo e não filhos de Deus como pensavam, nosso Senhor estava provando isso pelo fato que eles, não obstante serem conhecedores das Escrituras do Velho Testamento, eram completamente dispostos a darem crédito as mentiras, por isso estavam prontos até mesmo a apedrejarem o Senhor. Aparentemente eram religiosos, estudiosos, zelosos, espirituais, mas era somente aparência, e nosso Senhor detectava tudo e mostrava-lhes a verdade que estava oculta e que nem mesmo eles percebiam.
        O que nosso Senhor fala a respeito de Satanás como pai da mentira é algo simplesmente impressionante e de pode trazer-nos preciosa lição para nosso viver. Precisamos saber o quanto a mentira é poderosa arma usada por satanás neste mundo e como o ser humano é tendencioso a abraçar e dar suas boas vindas a essas mentiras.
        A mentira chega com grande poder contagiante. Ela adorna o coração de orgulho e de vaidades. Ela não permite que o ser humano perceba que aquilo que abraçou com tanta avidez é realmente mentira. A mentira chega com poder enfeitiçador. Ela manipula a mente, adorna as emoções e subjuga a vontade do ser humano. A mentira traz consigo sua própria luz e irradia um ambiente que parece ser de glória com a presença da divindade.  
        A mentira chega com poder dominador. Ela cega a capacidade de discernimento e erige um coração carregado de um orgulho aparentemente humilde, sem que a pessoa veja sua verdadeira situação interna. A mentira chega com um poder destruidor. Ela consegue cegar o individuo e anula toda e qualquer realidade eterna, sustenta uma deidade própria e tira os pés da pessoa da realidade, alem de impedir de ver a eternidade. O pior é que quando ela é descoberta e revelada pela verdade das sagradas letras, leva a pessoa a ser perversa e sempre pronta a ficar escondida.
        Os santos de Deus precisam estar revestidos da verdade. É a única arma contra a mentira. Se não houver uma disposição para enfrentar o pai da mentira com as armas da verdade, o crente logo estará pronto a ceder a qualquer mentira que tem surgido em nossos dias com nome de evangélico. Faltam homens e mulheres que não somente amam a verdade, como também queiram conhecer a verdade conforme as Escrituras e defender a verdade. O pai da mentira não parou com suas astutas ciladas. Ele só pode ser vencido pela verdade.

Nenhum comentário: