quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A FÉ TRIUNFANTE (1)

                                              
“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome” (Salmo 103:1)
INTRODUÇÃO:
         Caro leitor, que alegria sinto em meu coração em retornar às verdades reveladas! Meu coração pulsa de prazer em saber o quanto a Palavra de Deus é um livro bem atual! Seus ensinos são plenamente relevantes para qualquer situação, bem como para qualquer época! O mundo passa, mas as Escrituras permanecem prontas, preparadíssimas como um banquete na mesa, estendida para os famintos. Vivendo neste mar de confusão, neste tumultuoso mundo de caos e desespero, voltemos de coração para o Livro de Deus.
         O tema que temos acerca da fé triunfante não busquei aleatoriamente. O assunto é extremamente oportuno. Falar sobre fé em nossos dias certamente atrai a atenção, mas não estou trabalhando em cima disso com a certeza que o assunto que aqui será dado fará muito barulho para chamar as multidões. Quero trabalhar com o material certo, com o produto do céu, não da terra, porque certamente leitores sábios vão analisar e certificar que o material sobre fé triunfante é feito de ouro puro. Basta de buscar as bijuterias mundanas! Milhares saltam de alegria quando pegam esse material religioso acerca da fé! Parece que brilha tanto! Eles gritam, pulam de alegria e afirmam que acharam as relíquias celestes. Porém, não param para examinar, por isso pagam caro pelas bugigangas colocadas em suas mãos. A fé tem sido o assunto mais badalado em nossos dias, tem sido o prato favorito dos falsos mestres. Tem sido usado como ferramenta para manipular a mente e as emoções de milhares. A fé tem sido elevada como a soberana fé, extraída dos corações, admirada e cortejada por Deus.
         Ora, a Palavra de Deus realmente exalta a fé, porém estou referindo à fé, algo que chega ao coração do homem proveniente dos dons da graça (Efésios 2:8). A Palavra de Deus define bem a fé como aquilo que pertence ao povo santo: “...a nossa fé” (1João 5:4); “...a fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas 3); “...a fé que é dos eleitos...” (Tito 1:1); “...porque a fé não é de todos” (2 Tessalonicenses 3:2). Poderia alongar a lista de referências mostrando o quanto as Escrituras destacam a pura e genuína fé cristã, fazendo diferença dessa fé febril, tão valorizada pelo mundo e buscada pela carne. A fé destacada pelo mundo, ardilosamente trabalhada pelos amantes do dinheiro é diametralmente oposta à genuína fé cristã. Esta está plenamente submetida ao Deus da Bíblia; ela tem a Palavra de Deus como seu campo de pouso e é dali que parte para o combate. Ao contrário, a fé mundana é soberana nela mesma, se satisfaz em suas próprias prerrogativas e cria um deus que favoreça sua própria obstinação e que alimente suas paixões. A genuína fé cristã tem o Senhor Deus como Soberano, alimenta-se e fortalece da bendita Palavra.
         O melhor caminho do conhecimento da robusta, inabalável e sólida fé cristã é ver seus atos na própria Palavra de Deus. Os atos da fé cristã por vezes não são percebidos, mas um coração que ama a verdade perceberá como a gloriosa fé é triunfante, não para adquirir bens tão atrativos à carne, mas sim para destruir toda força do mal, saltar sobre as montanhas do orgulho e altivez da carne, nadar contra a correnteza mundana, pisotear a fúria atroz do inimigo da verdade e da justiça. Não iremos longe nisso, porque as belas letras do Salmo 103 vieram até nossos olhos para realçar a beleza da fé quando ela está perante a presença da soberana atuação da graça.
         Caro leitor, como precisamos desse conhecimento! Quando satanás se apresenta como deus, ele corteja os homens atraindo-os à fé natural. Ele sabe como a natureza carnal é faminta por dinheiro para gastar com suas paixões. Eis que ele está em plena atividade agora, chamando os incautos para seu laudo banquete, pertinho do inferno!

Nenhum comentário: