sábado, 17 de novembro de 2012

O VERDADEIRO INIMIGO V




         “Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
O PODER ENGANADOR DO INIMIGO (segunda)
Vou mais adiante na tentativa de ajudar os leitores tratando da poderosa doutrina do pecado conforme é apresentada na Palavra Inspirada, porquanto o ensino acerca do estado pecaminoso do homem é o mais espalhado em toda Escritura.
Uma das funções do pecado é trazer no íntimo certo prazer temporário. Há um deleite no pecado, há um sentimento paradisíaco no pecado, há uma impressão de recompensa no pecado, e no íntimo a pessoa é cercada por uma mentalidade cruel de que não há ninguém vendo e de que, para aquilo que ela está fazendo não haverá punição, especialmente porque não há nenhum sinal de juízo. É exatamente isso que transmite o Espírito de Deus no Salmo 36 conforme a versão Atualizada. Ali mostra que a voz da transgressão está no coração (verso 1), tirando assim de sua vista qualquer indício de temor a Deus. No verso 2 vemos que essa voz lisonjeadora no seu íntimo faz com que a pessoa seja iludida a pensar que aquilo que ela está praticando de errado não há de ser descoberto nem detestado. Ele é um ateu na prática, porquanto não vê nenhuma razão de temer a Deus, a sua visão é totalmente materialista.
         Prossigo em meus argumentos para mostrar aos leitores que o pecado tem também o poder sedutor de fazer com que a pessoa sinta um prazer delicioso naquilo que ela está fazendo. O pecado traz consigo um prato cheio de mel e o indivíduo não vê o veneno. Há certo sabor na transgressão. Há um sabor que agrada as paixões dos olhos, da carne e da soberba da vida. O pecado mostra ao indivíduo que o caminho que tem pela frente é prazeroso e assim adorna a pessoa de uma confiança ilusória de que ela irá alcançar seus intentos pela frente.
Digo mais que há uma tendência do pecado em tornar os meros prazeres em paixões ardentes e incontroláveis. Quão perigoso é o caminho dos transgressores! Aquele que agora tem apenas um pequeno apego com o dinheiro, não sabe que lá adiante vai se achar enrascado em dívida, roubos e outros atos desonestos. Aquele que agora brinca com a imoralidade, ri das malícias e se envolve em defraudar o seu próximo, não sabe que lá adiante tem uma íngreme descida das paixões desenfreadas onde poderá estar envolvido até mesmo em práticas pervertidas. Sobre esse assunto o Espírito Santo deixa bem esclarecido em Romanos 1 a partir do verso 18. Quem agora brinca de apenas olhar, assistir e se divertir com as programações imundas da televisão achando que não passa de um mero passatempo, poderá se encontrar enlaçado no adultério trazendo desgraça e sofrimento para sua família.
         Meu amigo, o pecado reinando no coração dá a pessoa uma impressão de bem-estar. Ela vê que tudo está bem pela sua frente; ela acha que não há nenhum sinal de juízo; até mesmo pode chegar a imaginar que Deus está ao seu favor e que vai lhe conceder saúde e prosperidade. Digo ainda mais que o perigo é tão grande que o próprio Deus concede muito tempo para que a pessoa seja engordada nas suas iniqüidades. Deus dá cordas à pessoa para que ela vá bem adiante em seu trajeto tão tortuoso, e lá vai o pecador tropeçando aqui e ali, e fazendo com que outros tropecem juntamente com ele. Meu amigo, no pecado a pessoa está cega e não vê que aquilo que trata agora como se fosse seus bichinhos de estimação são como perigosos animais que podem lhe injetar mortífero veneno.
         Só tem uma maneira de escapar do poder tirano e enganador do pecador; somente um venceu e esmagou o poder do pecado; somente um pode condenar o pecado por meio da Sua morte, e foi o Filho de Deus ali na cruz. Resta agora que eu convide pecadores ao arrependimento e à entrega humilde e de coração ao grande Salvador e Senhor.

Nenhum comentário: