segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (9)




“As palavras de sua boca são malícia e dolo; abjurou o discernimento e a prática do bem. No seu leito maquina a perversidade, detém-se em caminho que não é bom, não se despega do mal”  (Salmo 36:1)
CONHECENDO O VIVER DO HOMEM (introdução):
         Prezado leitor, os dois primeiros desse maravilhoso salmo nos levaram ao conhecimento do reino do pecado no coração do homem ainda não salvo. Vimos também, o efeito imediato disso: “...não há temor de Deus diante de seus olhos”.          Passaremos agora para os versos 3 e 4, e assim conheceremos a visão completa que esses quatro primeiros versos nos dão acerca do homem sob o comando do pecado. Na primeira parte (1,2) pudemos caminhar dentro do coração humano e descobrimos que ali há o forte comando do pecado. Presenciamos as manobras enganosas do pecado para que o homem venha a proceder como o pecado quer. Essas verdades devem levar os leitores crentes a desvencilhar de todo e qualquer orgulho e pretensa espiritualidade externa. Os verdadeiros crentes sabem que foram alvejados pela misericórdia, e assim podem viver debaixo dessa consciência de humilhação e de dependência de Deus.
         A partir de hoje é meu serviço mostrar o que vem em conseqüência daquilo que nos foi revelado nos dois primeiros versos. Conheceremos agora como é o procedimento do homem no pecado, conforme a exatidão da Palavra de Deus. Os dois versos nos ensinam as seguintes lições:
         1.      Conhecendo o ímpio pela sua linguagem: “As palavra de sua boca são...”
         2.      Conhecendo o ímpio pela sua rebelião: “...abjurou o discernimento...”
         3.      Conhecendo o ímpio no seu viver social: “...e a prática do bem”.
         4.      Conhecendo o ímpio em sua privacidade: “No seu leito maquina a...”
         5.      Conhecendo o ímpio por onde anda: “Detém-se em caminho que ...”
         6.      Conhecendo o ímpio pela continua escravidão: “...não se despega...”
         O amigo leitor está pronto para ser sondado pela Palavra de Deus? Não esqueça que é ela a “Espada do Espírito” (Hebreus 4:12). Essa luz da verdade invade todo lugar secreto a fim de revelar nossa miséria, a fim de que humildemente caiamos aos pés do Rei da Glória. Que altíssimo privilégio! Estamos sendo sondados por aquele que conhece os segredos do coração, e Ele faz isso para nosso bem eterno. Não há algo pior do que viver na dúvida! Ela deixa a alma sem paz, arruinada diariamente pela falsa impressão de bem-estar. Félix fugiu espavorido depois de ouvir Paulo discorrer a respeito da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro. Quantos fazem o mesmo que Félix para prejuízo próprio!
         Prezado leitor, não brinquemos com as Escrituras! Se vivermos desafiando a paciência de Deus, usando a bíblia a fim de sustentar um viver de paixões mundanas saiba que Sua Palavra é verdadeira arma apontada contra nossos corações. Fujamos da atitude de tratar a Bíblia levianamente. Ninguém será tratado com brandura no juízo por qualquer ignorância (Atos 17:30). O Nome de Deus está na Palavra Dele e é algo seríssimo tratar as Escrituras de forma atrevida. Os homens morrerão, gerações passam, mas a Palavra de Deus permanece eternamente.
         Dirijo essas palavras de advertência aos meus leitores, porque sei que multidões estão expostas aos ataques sutis dos falsos mestres, os quais usam a Palavra de Deus como instrumento de enriquecimento ilícito. As manobras espirituais deles manipulam as emoções e aprisionam a mente. Fujam da sagacidade desses homens pervertidos! Prostremo-nos perante as revelações do Senhor. Elas nos foram entregues para nosso bem eterno, a fim de que fujamos para Cristo, forte refúgio da alma. 

Nenhum comentário: