quinta-feira, 22 de novembro de 2012

“À PROCURA DE VERDADEIROS FRUTOS” (6)




Assim, porque és morno e nem és quente nem frio estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Apocalipse 3:16).
           Prezado amigo, o Senhor da glória foi à igreja de Laodicéia à procura de frutos, mas não achou. Foi medida a temperatura espiritual daquela igreja, mas foi descoberta que é um povo morto; sua temperatura é morna, porque ainda está cercada de um ambiente cristão. Laodicéia é a igreja constituída de falsos crentes, daqueles que procuram um ambiente cristão, a fim de sentir certo conforto e proteção espiritual. Mas, são almas desligadas da vida que há no Filho; são pessoas que nada sabem a respeito do Amém, porque desconhecem os absolutos de Deus em suas vidas.
             Na meditação anterior pude mostrar que Deus é Deus de vivos e não de mortos, mas a igreja de Laodicéia é constituída somente de mortos. Ora, para que serve um morto? Se Jesus tirasse do sepulcro apenas o corpo morto de Lázaro, mesmo que aquele corpo estivesse em perfeito estado, para que serviria? Será que Marta e Maria aceitariam um defunto? Jamais! Elas queriam seu irmão vivo e não morto! Ah! Quantos estão assim em nossos dias! Quantos desconhecem o poder transformador da Palavra em seus corações! Quantos estão sendo sustentados apenas por um espírito de mero sentimentalismo, mas que jamais receberam o impacto da verdade revelada em seus corações! Essas pessoas estão sempre à procura de cultos emocionais; estão mantendo a temperatura medida pelos homens e acham que tudo vai bem entre eles e Deus. Ó quanto satanás é esperto na arte de engano religioso! Ele sabe fazer barulho com latas vazias e sabe bem o quanto os homens abraçam a mentira e tem-na como se fosse a própria verdade (João 8:45).
            Mas quero prosseguir. Precisamos entender bem o significa dessa frase dita pelo Senhor a respeito da igreja de Laodicéia: “...és morno e nem és quente nem frio...”. É óbvio que esse estado de mornidão espiritual é causado pela ausência da obra realizada somente pelo Espírito Santo e por Sua Palavra. Eis aí a diferença entre o que é realizado por Deus e aquilo que é feito pelos homens. Quando a Palavra de Deus não é pregada com poder, com ardor e zelo, então satanás imediatamente utiliza os homens para publicar suas mentiras religiosas, carregadas de ornamentos bíblicos. Ele é um mestre na arte da imitação, por isso estamos presenciando em nossos dias tanta mentira e maldades feitas “em nome de Jesus”. Por essa razão homens e mulheres aos milhares entraram nas igrejas e ali acharam um lugar gostoso para deitar, dormir e relaxar espiritualmente.
         Como se tornou grandiosa, bela e bem adornada a igreja de Laodicéia! Como ela está tranquila e sossegada como Jezabel assentada no trono como rainha! Enquanto isso vemos a verdadeira igreja isolada: “E a filha de Sião é deixada como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como cidade sitiada” (Isaías 1:8). Os verdadeiros crentes são omitidos e sofrem vendo o que está acontecendo ao derredor, como o mundo veio de forma assoladora, lançando fora a piedade, a solenidade, a reverência e a verdade revelada.
            Ora, o mundo ou será frio ou será quente no trato com a igreja. Antes de conhecer a salvação em Cristo, Saulo era completamente quente e em seu coração ardia o desejo de ver o Nome de Jesus sendo apagado. Já que a crucificação do Senhor não foi suficiente, ele estava disposto agora a eliminar aqueles que eram testemunhas da ressurreição. O mundo é assim. Queima nos corações não santificados um ódio acerbo contra o Rei da glória. O mundo nunca foi nem será hostil contra qualquer mentira religiosa; satanás jamais atacará a mentira, mesmo sendo uma mentira bem misturada com a verdade. Satanás atacou e atacará o Justo Senhor.
             Mas a igreja de Laodicéia não sofre qualquer opressão por parte do pai da mentira. Onde estiver qualquer resquício de mentira, satanás estará ali presente, enchendo os corações com sua falsa paz e com sua alegria vã. Ele quer atrair milhares para suas tão relevantes mentiras religiosas, porquanto seu desejo é ver homens e mulheres enganados e iludidos.
           Cristo convida pecadores ao arrependimento: “Eis que estou à porta e bato...” (Apocalipse 3:21). Caro leitor, que você seja acordado para urgentemente correr para os braços de amor e de refúgio eterno!

Nenhum comentário: