terça-feira, 20 de novembro de 2012

O HOMEM MORTO EM SEUS PECADOS




“Pois, na morte, não há recordação de Ti; no sepulcro, quem Te dará louvor?” Salmo 6:5.
Uma vez presenciei num velório uma lamentável cena. Uma senhora ainda nova chegou, ela ainda não sabia se o defunto que estava no caixão era realmente seu marido. Quando foi tirada a tampa ela rapidamente reconheceu ser o seu querido esposo que falecera ainda tão novo. Oh! Que tanto pranto por parte daquela pobre senhora! Obviamente, o seu choro, seus rogos, sua aflição, em nada eram reconhecidos pelo seu amado que partira definitivamente.
        Precisamos saber que é nesta mesmíssima situação que estão os homens ainda em seus pecados. A morte do verdadeiro homem, o homem interior faz o ser humano estar na triste condição de morto em seus delitos e pecados (Efésios 2:1). No estado de um espiritualmente morto, não há qualquer recordação de Deus. Pode gritar clamar, pedir, falar, chamar, mas mesmo assim o homem no pecado ficará completamente indiferente.
        Na morte tudo é paralisado. Na morte o homem no pecado ficou mudo, portanto não pode louvar, orar, confessar, testemunhar e adorar a Deus. Na morte ele ficou surdo, portanto não pode ouvir a Palavra de Deus para obedecê-la (João 3:36). Na morte seus pés estão espiritualmente paralisados, portanto, não pode transitar pelo caminho da santidade rumo ao lar celestial. Na morte, suas mãos ficaram amarradas, portanto, não podem servir ao Senhor com alegria. Na morte sua mente ficou entenebrecida. Não há luz ali, portanto, não pode aprender de Deus e prestar-Lhe um culto racional como Lhe é devido (Romanos 12:1). Na morte ele está espiritualmente cego. Em nada pode divisar a Glória de Deus (2 Coríntios 4:4), e pela fé conhecê-Lo, amá-lo e admirá-Lo.
        Mas a situação não pára aí. Eis o que vem a seguir no verso: “... no sepulcro, quem te dará louvor?”. O lugar dos mortos está a esperá-los. Onde? “No sepulcro”. O lugar dos mortos é entre os mortos. Oh! Que triste verdade! Se não tem a vida que há no Filho, o pecador está morto e será atirado no lugar dos mortos. Onde? O lugar das almas é o inferno, que é a palavra hebraica “sheol” traduzida por “sepulcro” no Velho Testamento.
        O Filho de Deus veio a este mundo para conceder vida aos mortos! Esta é a mais gloriosa e triunfante verdade do evangelho bíblico: “... para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a VIDA eterna”. A palavra de Deus opera vida na região dos mortos. O mundo é cemitério de mortos espirituais. No mundo não há qualquer sinal de recordação do Deus da Bíblia. Toda euforia é ocasionada pelo pai da mentira que aparece como o deus deste mundo.
        Meu amigo leitor, o sinal que você tem a vida que há em Cristo é evidenciado pelo prazer que você tem pela Palavra de Deus: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus...” (João 8:47). O amor e obediência à Palavra do Senhor é sinal claro e evidente que o chamado do evangelho já ocorreu em sua vida e que você já saiu das trevas para a maravilhosa luz.

Nenhum comentário: