quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A MISSÃO DE CRISTO NO MUNDO



“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10).

         Amigo leitor, no evangelho de Lucas tem uma emocionante história. Jesus entrou na cidade de Jericó. A multidão seguia o Mestre, obviamente todos estavam cheios de grande expectativa para ver curas e milagres. Mas o Senhor prosseguiu seu caminho dentro da cidade, ignorando a multidão. O Filho de Deus tinha em mira algo muito mais importante para ser feito. Ele foi à cidade de Jericó porque ali tinha um homem que desejava vê-Lo passar, seu nome era Zaqueu. A multidão se aglomerava em torno do Senhor e Zaqueu, por ser de baixa estatura teria dificuldade de ver aquele cuja fama tinha sido publicada por toda nação de Israel. Zaqueu teve uma boa idéia, subiu numa árvore que ficava à margem da estrada por onde Jesus passaria.
         Naquele tempo muitos homens eram ocupados como cobradores de impostos para os romanos. Zaqueu era um desses, e ele ficou rico, porque sem dúvidas cobrava a mais e ficava com aquilo que sobrava. Ele tornou-se um homem odiado pelo seu próprio povo. Mas Cristo, prosseguindo em seu caminho chegou debaixo daquela árvore e viu ali Zaqueu pendurado num dos galhos fitando-O curiosamente. Sem dúvidas Zaqueu indagava para si mesmo se Jesus interessaria por ele, afinal era um pecador, desprezado pelo seu povo.
         Mas eis que para o espanto de toda multidão, Cristo ergueu seus olhos e disse para Zaqueu: “Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa”. A multidão ficou pasmada! Será que Jesus iria para a casa de Zaqueu? Mas a alegria contagiou o coração daquele homem que imediatamente desceu da árvore e caminhou com Jesus em direção à sua residência na cidade de Jericó. Por que Ele foi lá? Ora, Cristo Jesus veio ao mundo para buscar e salvar o perdido. A multidão não estava interessada em Cristo como Senhor e Salvador, mas sim em ver e receber seus benefícios materiais.
         Enquanto isso acontecia na casa de Zaqueu algo maravilhoso! Zaqueu se converteu de todo coração ao Senhor. Ali estava um homem que recebera da parte de Deus um novo coração. Zaqueu não era mais aquele homem ganancioso, avarento, cobiçoso e egoísta, porém um homem arrependido de um viver errado, tortuoso que maculou sua alma e corrompeu seu viver. Veja o que Cristo disse a respeito de Zaqueu: “Hoje veio a salvação a esta casa...”.
         Amigo leitor, essa história registrada em Lucas 19:1-10 mostra o que Cristo veio fazer. Ele mesmo afirma no verso 10: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. O Senhor desceu do céu e veio à terra para ser crucificado e na cruz sofrer o castigo do pecado de todos homens e mulheres que se arrependem e confiem de todo coração para o perdão de seus pecados. O trabalho do Senhor Jesus ainda é de resgatar perdidos de seus pecados. Homens e mulheres que não querem mais viver no engano, no desespero, sem qualquer direção para suas almas.

Nenhum comentário: