domingo, 18 de novembro de 2012

O VERDADEIRO INIMIGO VII




         “Se confessarmos os nossos pecados Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).
O PODER ESCRAVIZADOR DO INIMIGO (primeira)
         Prezado leitor, devo prosseguir trazendo a luz da palavra de Deus para que as mentes ocupadas em aprender da verdade venham a ter entendimento e convicção daquilo que Deus em Sua misericórdia nos transmite. Estou pregando nesse verso tão conhecido de I João 1:9 onde o caminho para a salvação é mostrado como sendo um caminho de confissão sincera. A passagem é cheia de luz e não há motivo para que nós fiquemos carregados de dúvidas. Não há confusão nos ensinamentos de Deus, porque Seus caminhos são simples e iluminados pela comunicação clara da verdade. É o mundo que lança toda essa confusão para as mentes desnorteadas e ingênuas das multidões.
Já pudemos ver o que significa confissão conforme o ensino da palavra revelada. Nosso assunto agora está sendo a respeito do pecado, porquanto o texto diz para o pecador confessar seus pecados. Deus deixa bem claro que todo problema do homem é o pecado e não aquilo que vem sendo anunciado às multidões em nossos dias. É mister que o inimigo seja denunciado, porque a tendência dele é procurar meios de disfarçar ou esconder-se. Quero trazer à luz aquilo que está escondido para que o leitor fique por dentro da verdade, pois somente e tão somente a verdade pode libertar.
         Na mensagem anterior tratei a respeito do poder destruidor e enganador do pecado. Essas verdades são claramente mostradas nas Escrituras, e podemos saber desses fatos em nossa própria experiência, porquanto nossos corações naturais são o local onde o pecado habita. Procurei ser bem enfático quanto a esse assunto para que o amigo conheça a que grau de profundidade vai o pecado no homem. Hoje desejo aprofundar-me ainda mais em transmitir esse tão desconhecido assunto. Nosso Senhor Jesus sempre foi diretamente ao coração do homem para revelar sua triste e depravada condição, e é ordem do próprio Deus que nós os pregadores proclamemos a Palavra de Deus com toda autoridade.
         Abordarei hoje a respeito do PODER ESCRAVIZADOR DO PECADO. Ora, nosso Senhor deixou essa verdade bem clara para a multidão em João 8:34: “Em verdade, em verdade vos digo, que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.” Ele afirmou tal fato aos ouvidos de uma multidão religiosa que se gabava ser herdeira da vida eterna somente pelo fato que era descendente natural de Abraão o patriarca da nação Israelita. Eles, entretanto, eram incapazes de entender a realidade a respeito da ruína espiritual na qual eles se encontravam. Seus ouvidos espirituais estavam completamente surdos; eram espiritualmente cegos, por isso quando nosso Senhor falou de escravidão, eles subentenderam que Jesus estivesse tratando de questões políticas. A ignorância espiritual daquele povo era tal que eles tinham em seus corações disposição até mesmo de matar quem estivesse contra seus costumes religiosos (João 16:1).
Mas nosso Senhor foi bem enfático: “... todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”. A mesma mentalidade enganosa habita nos corações dos homens modernos. Eles acham que são livres para fazer o que quiserem; eles até mesmo acham que Deus tem que respeitar a liberdade deles; eles proclamam que estão no ponto de escolher se vão para Deus ou se vão para o mal, se escolhem os caminhos santos ou os caminhos da maldade; se vão para o céu ou se escolhem ir para o inferno. Tal ensinamento tão errôneo e antibíblico tem sido pulverizado até mesmo nos arraiais evangélicos. Mas é nosso dever buscar a verdade bíblica como ela é sem querer adicionar nada para satisfazer nossos gostos. A bíblia não ensina nada a respeito da liberdade humana, porquanto desde a queda em Adão tornamo-nos escravos do pecado. Paulo foi bem enfático quanto a esse assunto no cap. 6 de Romanos. Ali ele afirma que somos escravos daquele a quem obedecemos, e em Adão ouvimos atentamente a voz da serpente e decidimos nos inclinar em plena submissão ao pecado para voluntariamente servimos ao pecado. Amigo leitor, não há contradição na bíblia, pelo contrário só vemos ali coerência.

Nenhum comentário: