domingo, 18 de novembro de 2012

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (2)



                                     
“Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos” (Salmo 36:1)
CONHECENDO O HOMEM (continuação):
         Prezado leitor, nossa primeira atividade ao sondar este impressionante salmo é ver como a palavra de Deus revela quem é o homem. O leitor atento observará que os oito primeiros versos revelam aquilo que jamais conheceríamos, a não ser por meio da revelação escrita. A Bíblia descobre o homem, ela chega onde ninguém pode chegar, ela descobre o engano e as manipulações oriundas do coração enganoso e enganado, ela denuncia e revela o que ali está oculto. Ah! Quanto os homens fogem desse confronto! Quanto odeia essa investida da verdade no recôndito de seus corações! Eles gostam que a luz brilhe do lado de fora, porém odeiam quando a verdade chega para invadir as “salas ocultas” do seu coração, descobrindo toda verdade a seu respeito.
         A verdade é que Deus revelou tudo a nosso respeito, e isso deve ser pregado com toda ousadia pelos arautos da verdade. O Deus da revelação escrita requer a verdade no íntimo, e não na superfície, como os homens tanto querem (Salmo 51:6). Estou plenamente convicto que o Salmo 36 versos 1-4 fechará toda boca; anulará toda vanglória; desmascarará toda hipocrisia; silenciará todo falso louvor e desmanchará toda arrogância e prepotência humana. Mas, quanto isso é salutar! Quando os homens conhecem o estado depravado de seus corações, certamente estarão no caminho certo do arrependimento. Ora, quando é que alguém busca o socorro médico? Não é quando está enfermo? Ultimamente satanás, por meio do falso evangelho está encobrindo a condição maligna do coração humano, por isso a falsa fé espalhou como erva daninha e, com efeito, a maldade prospera.
         Convido o leitor para que juntos sondemos os primeiros quatro versos. Primeiramente veremos como o Espírito de Deus nos conduzirá no conhecimento do que está escondido no coração. Estou tomando a versão atualizada, porque vejo mais sentido na tradução: “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos”. Vejamos bem que a Palavra de Deus está sondando o coração do não salvo: “Há no coração do ímpio...”. Você, leitor deve sondar o seu coração à luz da revelação bíblica. Não importa o que eu acho que sou; se pertenço a uma igreja ou não; se tenho bíblia, ou deixo de ter; se sou bonzinho ou não sou, etc. Devo curvar-me perante o fato que vim de um Adão caído; que a história a meu respeito  é contada a partir da queda no Éden: “Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12).
         Mas ao sondar seu coração à luz desses dois versos iniciais do salmo 36, você leitor perceber que você foi assim, mas agora é diferente, porquanto um dia você ouviu a mensagem do evangelho e sua vida foi transformada, certamente você irá se alegrar com tais verdades. Quem é da luz ama a luz, porquanto conheceu a verdade e a verdade o libertou (João 8:32). Os verdadeiros crentes não se escondem da revelação bíblica, eles andam continuamente à luz da presença divina e podem dizer juntamente com o salmista: “...grande é a tua benignidade para comigo, e livraste a minha alma das profundezas do Seol” (Salmo 86:11).
         Entretanto, um coração endurecido estará fechado para o salmo 36:1-4. Corações em rebeldia contra a verdade selecionam os textos bíblicos que lhe interessam. Que caminho perigosíssimo! Meu amigo, não tente se esconder do Senhor! O Senhor conhece a triste condição do coração humano, e tudo foi revelado a fim de que sejamos humilhados e arrependidos. Cristo veio buscar perdidos, pessoas cujos corações foram descobertos pela verdade, mas que correm em busca do socorro e livramento proveniente da cruz. Os ouvidos do Senhor estão apurados para ouvir o clamor de uma alma aflita.

Nenhum comentário: