sábado, 17 de novembro de 2012

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (1)




“Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos” (Salmo 36:1)
CONHECENDO O HOMEM (Introdução):
             Caro leitor, quanta alegria sinto em meu coração ao trazer-lhe novamente a Palavra de Deus! Estou plenamente convicto que Deus tem aqueles que querem ouvir Sua Palavra, por isso sei que meu esforço não é inútil.
             É minha tarefa conduzir meus leitores pela via gloriosa do Salmo 36. O homem natural passa por cima desse salmo, porque não lhe interessa. Nada há nesses 12 versos que possa atrair corações supersticiosos, mundanos e gananciosos. Porém, para a alma espiritualmente faminta, essas verdades reveladas que parecem tão amargas são favos de mel. Que o Senhor em Sua infinita compaixão faça com que meus esforços redundem em fruto para Sua glória, edificando os santos e salvando perdidos.
             O Tema escolhido para nossa meditação no salmo 36 é: DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA. Creio que o assunto é de supremo valor em nossos dias, especialmente quando o cheiro do humanismo tem entrado pelas portas e janelas das igrejas. Satanás é o idealizador do humanismo, porque desde o Éden lançou essa rede enganadora e tomou a raça humana para si através dessa tremenda mentira de que Deus é cruel e que o homem se tornou vítima desse “despotismo divino”. Estamos presenciando o auge do humanismo em nossos dias, quando a pregação envolve os interesses do homem e que Deus não passa de ser um subserviente, bajulador do homem; alguém desesperado em busca da fé e dos louvores dos humanos.
             O Salmo 36 entra em cena para destruir esse cenário de mentira armado pelo pai da mentira. Por quê? Em linguagem bem simples essa passagem inspirada põe o homem em seu devido lugar, seguindo exatamente todo padrão das Escrituras Sagradas. Corações endurecidos e enganados pelo pecado não aceitam a Escritura como ela é, porque a bíblia denuncia o homem, revelando sua natureza maligna desde a queda em Adão. O homem no pecado ama a escuridão, porque não gosta de ser denunciado pela luz do evangelho da glória de Cristo (2 Coríntios 4:4), por isso vive se escondendo como Adão entre as “árvores religiosas” (Gênesis 3:8).
              Como poderei beneficiar os homens? Somente pregando a verdade de Deus! Estarei provando sincero amor ao pregar todo conselho de Deus. Ninguém pode se estabelecer em cima de mentira, mesmo que a mentira esteja trajada da verdade. Os ensinos a respeito da triste condição do homem no pecado é para o bem do próprio homem. Quão misericordioso é esse Deus! Um bom médico não encobre a condição de um paciente que está em perigo de morte, devido a um câncer diagnosticado. Ele não vai prescrever-lhe paliativos. O Deus do Salmo 36 revela quem é o homem, quão horroroso é seu coração! Quão miserável é seu viver! Por que Ele faz isso? Para o bem do próprio homem, a fim de que este veja que não há qualquer esperança fora de Deus; para que saiba que seu viver prova a perversidade do pecado, e que a perseverança na maldade o levará fatalmente à destruição eterna.
             Meu caro leitor, o salmo 36 visa trazer temor ao coração. A maior parte dessa maravilhosa obra de arte do Espírito Santo revela quem é Deus! A linguagem transmitida a respeito Dele visa humilhar-nos, a fim de que saibamos que nada somos, que não passamos de vermes rastejantes nesta vida transitória; que o grande Deus se revelou a fim de mostrar que Seu coração compassivo é uma “casa aberta” onde pecadores arrependidos buscam refúgio, alívio e segurança eterna.
             Está vendo amigo? Não fuja dessa luz! Conheça o Deus vivo e verdadeiro conforme aquilo que é descrito nesse salmo! Sei que você ficará aterrorizado ante a verdade da nossa triste condição em Adão, mas eis que a luz da misericórdia há de brilhar intensamente, trazendo verdadeira alegria ao seu coração.

Nenhum comentário: