terça-feira, 27 de novembro de 2012

PERIGOSO CORAÇÃO




“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem o conhecerá?”  Jeremias 17:9).

                O problema do homem está no seu coração. Não está fora do homem; não está em sua aparência ou mesmo em sua condição social; não está na cor da pele nem na condição física dele. Está no coração. É dali, do coração que procede toda espécie de maldade e que contamina o próprio homem. O coração é a sede do pecado; é a máquina das artimanhas, do dolo e da vileza humana. Sua religião está no coração e é ali que está armazenada toda idolatria e todo arsenal de guerra contra Deus e Sua Bendita Palavra.
                Nosso Senhor nunca confrontou alguém sem ir diretamente ao coração. Ele é o conhecedor do que é o ser humano no íntimo. Ele vê a verdade dentro e não no lado de fora como costumamos ver. Sua Palavra Poderosa não lisonjeia o homem como fazem os falsos mestres. Sua Palavra é uma espada que penetra o até o coração e mostra o que está oculto, que ninguém vê, que engana o homem, menos a Deus. O Grande Senhor é o único capaz de escancarar o portão trancafiado pela chave do orgulho e revelar toda maldade e todo disposição humana na louca tentativa de manipular Deus e justificar-se a si mesmo.
                Mais do que isso, o coração do homem é desesperadamente corrupto. Não é religioso; não é bonzinho como muitos imaginam. Pelo contrário, ele está pronto a apontar suas armas da mentira, da falsidade, da vingança, do desprezo e de todo tipo de maldade. Se não for o poder absoluto do Senhor que detém, os homens no pecado estão prontos a matar e destruir uns aos outros.
                “Quem o conhecerá?” Não há no mundo nenhum poder capaz de revelar o que é o coração humano. A sede do pecado é um lugar oculto. Não há igreja que possa conhecer; não há nenhum ministro evangélico capaz de chegar até o coração humano. Chega sim, às emoções, aos pensamentos, etc., mas ao endereço certo, ninguém pode chegar. Há uma habilidade impressionante vinda do coração para enganar, ludibriar, iludir e disfarçar. Os homens fazem isso.
                Somente Deus pode conhecer o que é o ser humano no íntimo. Não somente Ele o conhece como também revela os segredos do coração. Ele o faz pela Sua Palavra. É Sua Palavra que se encarrega de fazer o que ninguém neste mundo, nem os mais intelectuais podem, porque eles mesmos estão vivendo no engano do pecado. Ele o faz para que? Para mostrar ao pecador que sua culpa está ali e que não passa de ser um condenado. Ele o faz para levar a alma aos pés do Salvador Bendito. Ele o faz para tirar o coração de pedra e colocar um novo coração, fazendo do pecador uma nova criatura.

Nenhum comentário: