quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TESOUROS NA TERRA OU NO CÉU?





William Kelly (1821-1906)

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mt 6:19-21 ARC1995)

         Cristo, como ninguém, conhecia perfeitamente todos os homens, e não tinha necessidade de que ninguém Lhe desse testemunho do homem (Jo 2:24-25). O homem procura tesouros na Terra. Não necessariamente que esses tesouros que o atraem sejam ouro ou bens materiais. Podem ser prazeres, poder ou posição social. Alguns põem o seu coração em obter fama nas letras ou em obter erudição nas ciências ou na arte. Outros apaixonam-se pela poesia, pela oratória ou pela Filosofia. A posição do juiz ou do advogado no Tribunal, o exército ou a armada, o governo civil ou a política, a filantropia ou até o púlpito, ordinariamente falando, alimentam a ambição de outros tantos. Estes objetos e todos os outros similares que atraem o coração do homem são tesouros na Terra e estão por debaixo da fé para a qual é chamado o Cristão: a fé no Deus invisível e eterno. “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1João 2:15-17)
         Ouçamos as palavras do Salvador acerca da armadilha mais comum para o homem: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Mateus 6:19-21)
         Os tesouros no Céu são as coisas de cima, onde está Cristo sentado à mão direita de Deus (Colossenses 3:1). Nestas coisas temos de pôr a nossa mente, não nas coisas que estão na Terra (Colossenses 3:2). Porque havemos morrido com Cristo para as melhores coisas da Terra, dos rudimentos do mundo que Israel tinha como sua religião, a nossa vida está escondida com Cristo em Deus (Colossenses 3:2). A cruz de Cristo pôs fim a todas aquelas sombras e ordenanças, e, em consequência, o mundo está crucificado para o Cristão, e ele para o mundo (Gálatas 6:14). Se ele verdadeiramente é de Cristo, é de caráter celestial o estar unido a Cristo, embora esteja ainda sobre a Terra, e leve a imagem do Adão, terreno, até que Ele venha (1Coríntios 15:47-49).
         Não vos deixeis persuadir pelos incrédulos gestos de desprezo e de burlas daqueles que procuram rebaixar o nível de outros objetos mundanos aos vossos verdadeiros objetos. Estes últimos estão muito por cima do mundo, ou da Terra habitada por vir, bendita como ela o será quando Cristo e os Seus santos reinem sobre ela. A nossa própria porção está no Céu, e com Cristo ali. Que nenhum engano vos prive do que vos revela o Espírito Santo enviado do Céu, acerca do que as Epístolas falam de uma maneira muito mais ampla em comparação como o que os discípulos eram capazes de o suportar quando o Seu Senhor estava ainda aqui em baixo, como Ele no-lo diz (João 16:12).
         O mais sábio dos homens não tem a capacidade de julgar o que Deus quer para os Seus filhos agora. O Novo Testamento é mais claro do que a água quanto a que Ele quer ter os Seus como não pertencentes ao mundo; efetivamente, o Senhor declara de forma explícita que eles não são do mundo da mesma maneira como Ele não é do mundo (João 17:14). “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” (1Coríntios 2:9-10) Estes são tesouros que o Senhor nos chama a guardar no Céu. E nada pode danificá-los, como se pode fazer com os tesouros da Terra por ação da corrupção ou da violência.
         Não digamos que semelhante meta está fora do alcance do crente. Está-lo-ia, por certo, se não contássemos com a graça de Deus que nos dá o poder para o realizar. Mas temos a Cristo como Cabeça no alto, “da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.” (Colossenses 2:19) A Sua graça basta para alguém que atravessa as circunstâncias mais desencorajadoras. E se temos tal Advogado no alto, temos a Alguém não menos divino para obrar em nós aqui em baixo a fim de que sejamos fortalecidos no homem interior (Efésios 3:16). Foi assim como outrora alguém foi capaz de glorificar-se na debilidade — nunca de pecados — para que o poder de Cristo faça a sua morada nele (2 Coríntios 12:9).
         Umas palavras derradeiras para os que não conhecem ainda o Salvador. Se aduzes que tens dúvidas acerca da salvação da tua alma, como poderias deixar passar este dia sem resolveres este ponto diante de Deus? Ele enviou o Seu Filho para ti, para que possas viver por Ele, e para que Ele, o Senhor Jesus, morra por ti, sim, pelos teus pecados. Olha para Deus no nome do Salvador crucificado para as tuas necessidades, para as tuas culpas e para a tua ruína espiritual. Jesus nunca rechaçou a ninguém que, consciente de seus pecados, tenha recorrido a Ele. O Pai quer que honres assim o Filho, o Qual declara solenemente: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.” (João 5:24-25) Não sejas, pois, incrédulo, mas crente; confia na graça de Deus e tudo o que te falta te será dado no mesmo amor. É Seu gozo abençoar o crente.

Nenhum comentário: