domingo, 18 de novembro de 2012

DEPRAVAÇÃO TOTAL



                                         
        Dos cinco pontos das doutrinas da Graça, este é o primeiro e o mais importante, porque uma má compreensão dessa doutrina acarretará em sério prejuízo no entendimento prático dos quatro pontos seguintes.
        A Palavra de Deus ocupa quase toda sua extensão mostrando por meio de ensinos práticos e doutrinários o que significa o homem caído em Adão. Por exemplo, todo período da lei, equivalente a noventa por cento do Velho Testamento, não passa de ser uma exposição do que foi a queda no pecado. Vejamos como as Escrituras abrem a porta para revelar a triste e deprimente situação do homem no pecado. Satanás labuta para impedir que essas verdades cheguem à compreensão humana, porque assim ele sabe que assim a mensagem do evangelho fracassará.
        O rei Davi depois que adulterou com Bate-Seba pode perceber sua horrenda situação como pecador, por isso confessou: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). Versos como este enchem as páginas das Escrituras, trazendo a lume o estado de miséria na qual se encontra o pobre pecador, como inimigo de Deus (Romanos 5:10), alienado da vida de Deus, odiador de Deus (Romanos 1:30), escravo do pecado (João 8:34), filho do diabo (João 8:44), sem Deus no mundo (Efésios 2:12), filho da desobediência (Efésios 2:2), condenado à Ira divina (Efésios 2:3), sem a vida que há somente no Filho de Deus (Efésios 2:1), etc.
        É fato que uma profunda compreensão do estado natural do homem conforme as Escrituras descrevem ocasionará temor, humilhação, conversão genuína, adoração verdadeira e piedade em toda maneira de viver. Mas, como é salutar essa compreensão! Nosso Senhor Jesus foi preciso em suas abordagens a respeito da tão deprimente condição do pecador. Ao tratar desse assunto nosso Senhor abordou sempre os religiosos e fanáticos judeus. Observemos bem o cap. 3 do evangelho de João. Nosso Senhor foi direto ao coração do religioso Nicodemos, mostrando quão inútil era toda sua religião! Quão fracassado era ele com toda sua pompa religiosa e toda sua badalada posição de príncipe dos fariseus. Por quê? A resposta do Senhor foi clara e inequívoca: “... Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7). Nosso Senhor lança fora toda religiosidade e todo esforço humano, mostrando que o homem, por mais religioso que seja, por mais bondoso que pareça, precisa nascer de novo. Nada tem de valor perante Deus. Notemos o quanto o assunto é tão claro em João 1:13. Viemos da carne, da vontade humana, da glória humana, sendo assim não serve para Deus.
        Eis aí apenas uma introdução a respeito da condição do homem no pecado. Se tivéssemos que tratar apenas da necessidade de novo nascimento, para que o homem possa entrar no reino de Deus, já seria suficiente para entender em que triste estado se encontra o pecador. Davi se deu conta de sua situação quando abriu a sua boca e denunciou a si mesmo: “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe”.

Nenhum comentário: