segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O ENGANO DO PECADO




“Pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” Hebreus 3:13.

        A falta de conhecimento do que é o pecado tem causado verdadeira tragédia para a igreja em nossos dias. O pecado em sua natureza hedionda, vil, enganosa, maligna, pervertida, lisonjeadora e blasfema, deve ser conhecido pelo povo de Deus. O escritor aos Hebreus não está falando para incrédulos, ele dirige-se aos crentes, “irmãos amados, os partícipes da vocação celestial”. Ainda vivemos na carne; ainda estamos sujeitos às tremendas corrupções que vemos acontecendo neste mundo com os filhos das trevas. Não estamos imunes aos perigos que nos cercam, por esse fato devemos cuidar com os perigos que nos cercam.
        Nesta passagem somos exortados a buscar socorro no meio do povo de Deus através dos ensinos que devemos constantemente receber da Palavra de Deus na igreja. A verdade é que o pecado sempre está em plena atuação. Se falharmos em nosso exercício na santidade no dia a dia, fatalmente o pecado nos leva a ficar debaixo do seu engano. HOJE é o tempo para que cuidemos de nossa santidade prática. HOJE é o tempo para que busquemos o auxilio do Alto em oração. HOJE, não meramente no domingo pela manhã ou à noite. HOJE, e não somente no culto de domingo à noite. Irmãos estamos rodeados de perigos constantes, o pecado está constantemente nos puxando para a descida de uma vida fácil segundo o costume da impiedade vista no mundo.
        Cuidemos com o engano do pecado. Um mero apego ao dinheiro pode se transformar numa gigantesca torpe ganância. Uma simples rebeldia pode tornar alguém num promovedor de discórdia e divisão na igreja. Brincadeira com simples imoralidade pode levar à desgraça da luxúria e outros males correspondentes. Uma amizade com um ímpio, por mais educado que seja a pessoa, pode ser fatal para o crente, levando-o a afastar-se do Senhor. O engano do pecado leva o crente a se sentir muito espiritual, camuflando o seu verdadeiro estado no coração, sem perceber que está mentindo no coração. O engano do pecado leva o crente a realizar sacrifícios na carne tentando manipular a Deus com suas atividades religiosas.
        Que sejamos sempre humildes na dependência do nosso Senhor. Que vivamos debaixo da Sua Misericórdia para que não venhamos a lastimar tarde demais.

Nenhum comentário: