sábado, 24 de novembro de 2012

NOSSA ORIGEM NO PECADO




“Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei...” Cantares 8:5.
         Uma das terríveis táticas de Satanás é esconder nossa origem. O pecado nos tornou orgulhosos, por isso não gostamos de ser descobertos em nossa origem como caídos em Adão. Podemos ver nesta passagem romântica de Cantares a tremenda verdade acerca da depravação total. Na linguagem amorosa do marido para com sua esposa Deus traz a lume nossa história de tantas desgraças, a fim de que o povo de Deus possa conhecer melhor o amor do Senhor e assim procurar viver em santidade de vida. O espaço aqui permitirá que possamos ver apenas uma das preciosas lições nos dadas pelo Espírito Santo.
         Vemos que a nossa origem no pecado é um mistério para a mente natural. O coro pergunta: “Quem é esta que sobe do deserto”...? O mundo sempre pergunta assim a respeito da igreja e nunca terá resposta. Não há neste mundo qualquer explicação a respeito da igreja do Senhor. Ela é um tremendo mistério para a sabedoria do homem no pecado. Somente e tão somente a Palavra de Deus pode responder.
         Ela é vista vinda do deserto: “... que sobe do deserto?...”. Que quadro lindo do amor de Deus pelo Seu povo! Que lição memorável mostrando onde estávamos e como foi que o Senhor nos achou! Ora, o mundo é exatamente assim, como um deserto. Por quê? Primeiro, porque mostra o trabalho ardiloso e enganador de satanás. Neste mundo satanás guia a multidão sempre apontando prazeres que não passam de ilusão. Homens e mulheres são iludidos pensando sempre que aqui é o paraíso; que nos bens deste mundo está a permanente felicidade da alma.
         Em segundo lugar, no deserto não há meios para discernir direção. Para o povo de Israel quando atravessava o deserto em direção a Canaã, o Senhor sempre esteve à sua frente como Fiel chefe do Seu povo, orientando por onde eles deveriam andar. No mundo, entretanto, não há direção. Satanás mantém as almas entretidas, ocupadas aqui e ali com divertimentos, prazeres e esperança de dias melhores.
         Outra verdade a respeito do deserto é que ali não há recursos. Israel morreria de sede e fome durante a travessia pelo deserto não fosse a provisão de Deus com o Maná. No mundo homens e mulheres se alimentam de fantasias e ilusões. Suas almas não têm paz, conforto e segurança. Como diz Paulo em Efésios 2:12, vivem “sem esperança e sem Deus no mundo”. 
         Mas o coro pergunta: “... e vem encostada ao seu amado?...” Que amor do Senhor pelo Seu povo! A igreja de Deus não ficou abandonada, porquanto o Senhor amou Sua igreja e a Si mesmo Se entregou por ela. Ele provou Seu amor vindo a este mundo, entrando neste território de trevas, mentiras e vaidades; Ele foi o Valente que completamente só desafiou todo império do mal. Veio sim, com o único e exclusivo propósito de buscar e salvar Seu povo eleito. Veio sim, e de fato pagou o preço, a fim de ter Seu povo para Si, sem que nenhum deles venha se perder.
         Esta verdade deve mover o povo santo a viver em gratidão e em santidade para o Senhor enquanto estiver neste mundo.

Nenhum comentário: