sexta-feira, 30 de novembro de 2012

DEUS E O HOMEM – A GRANDE DIFERENÇA (14)




“As palavras de sua boca são malícia e dolo; abjurou o discernimento e a prática do bem. No seu leito maquina a perversidade, detém-se em caminho que não é bom, não se despega do mal”  (Salmo 36:3,4)
CONHECENDO O VIVER DO HOMEM (continuação):
               Prezado leitor, quão preciosa é a Palavra de Deus! Ela permanece para sempre! Antes de chegarmos a este mundo, as Escrituras já estavam aqui, e quando deixarmos este vale por meio da morte, a Palavra de continuará seu glorioso trabalho. Ela sobrevive com o homem ou sem o homem; ela é suficiente nela mesma para realizar o trabalho de Deus; ela mesma ora, ela mesma canta, ela mesma testemunha de Deus. Prostremo-nos perante essa gloriosa revelação, em atitude de solene admiração!
               Estamos conhecendo o caminho por onde anda o ímpio. Hoje minha tarefa consiste em expor a quinta lição: “Detém-se em caminho que não é bom...”. Veja amigo como a verdade persegue o ímpio! O cruel Abimeleque desconhecia o Deus que tinha o controle dos seus caminhos e que teria teria um final trágico (Juízes 9); mesmo fugindo de Deus, Caim não sabia que as Escrituras estariam narrando seu caminho rebelde e sua busca por um mundo mais adaptável a seu viver pecaminoso (Gênesis 4); o profano Esaú correu em busca da prosperidade mundana e conseguiu construir um lugar aprazível para sua descendência, sem contudo saber que o Soberano Deus tinha o controle de sua vida, e que já havia preparado o lugar desejado no monte Seir (Josué 24:4). Por onde andam os ímpios? Eis a resposta: “Detém-se em caminho que não é bom...”. Tudo já foi filmado e será mostrado naquele grande dia, perante o Trono Branco (Apocalipse 20). 
               Sob o comando do pecado, eis que tudo já foi desenhado de antemão: “Desviam-se os ímpios desde a sua concepção; nascem e já se desencaminham proferindo mentiras” (Salmo 58:3). Não importa se o caminho segue em direção ao bar, a boate, às bailadas, ao cinema, aos motéis, à mentira religiosa, etc., o fato é que o ímpio sempre corre em busca daquilo que não é bom; sempre está dando as costas à verdade de Deus, fugindo constantemente da luz, para seguir maus conselhos. O ímpio age com loucura, porquanto está perante seus olhos a sabedoria de Deus revelada até mesmo na criação: “Grita na rua a sabedoria, nas praças, levanta a voz; do alto dos muros clama; à entrada das portas e nas cidades proferem as suas palavras” (Provérbios 1:20,21), porém, ele age com loucura quando ignora todas as evidências de que seu caminho é realmente tortuoso, a fim de deter-se em caminho que não é bom. A Palavra de Deus constantemente fala para que os ímpios perguntem pelas veredas antigas, a fim de saber qual é o bom caminho; ordena que andem por esse caminho para encontrar descanso para suas almas, porém eles dizem: “Não andaremos!” (Jeremias 6:16).
               Prezado leitor, como pode o homem escapar desses fatos? O Deus da verdade conhece a verdade no íntimo e não na mera aparência. Não há possibilidade de enganar o Todo-Poderoso! Uma religião atraente à carne pode ser usada como disfarce, mas a verdade é que todo propósito do ímpio é ter mais a fim de gastar com seus prazeres, por isso ele ora e clama por mais sucesso. Seu coração mundano é inimigo de Deus (Tiago 4:4). A prosperidade é seu ideal, porque maior possibilidade tem de enfeitar e ornamentar seu caminho pervertido. Como o deus deste século se apresenta aos corações sedentos pelas vaidades terrenas! Como ele é apto para dar o que o coração deseja! Ora, não foi exatamente isso que ele prometeu ao Senhor por ocasião da tentação? “Tudo isso te darei se prostrado me adorares”. O Filho de Deus veio ao mundo não para trazer prosperidades, mas sim arrancar pecadores deste presente século perverso, a fim de levá-los para a glória eterna (Gálatas 1:4).

Nenhum comentário: