quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O ENGANO DE UM CORAÇÃO SOBERBO


         “Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação” (2 Reis 5:12).
         Caro leitor, que jamais ignoremos a natureza corrompida e enganosa do coração do homem natural. Ali estava o Sírio Naamã completamente leproso, da cabeça aos pés estava completamente inutilizado pela enfermidade mortal e infecciosa. Toda sua esperança estava no Deus de Israel, por essa razão viajou para lá com toda sua comitiva, a fim de obter a cura tão almejada. Mas eis sua reação ante a ordem recebida por meio do profeta Eliseu: “...vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo” (verso 10). Essa ordem do profeta exigia da parte de Naamã pura e simples obediência. Mas para um coração corrompido e carregado da soberba religiosa e cheia de superstição, aquela ordem foi um verdadeiro vexame, pois mexeu com a terrível incredulidade daquele homem idólatra e completamente distanciado do Deus de Israel.
         Caro leitor, veja o procedimento de um coração soberbo e presunçoso. Naamã havia saído de seu país, porque lá não havia qualquer esperança para ele. Se continuasse lá iria morrer. Foi para Israel porque ouvira falar da atuação do Deus de Israel por meio do profeta e aquela providência foi um ato da misericórdia de Deus em seu favor. Mas eis aí as manifestações de um coração cheio de vaidade, que foge sempre do caminho simples e sincero, por onde anda e transita a fé cristã. Um coração cheio dessa vaidosa soberba toma sempre o caminho da insensatez: “Não são, Abana e Farfar, rio de Damasco, melhores do que...”. Não é loucura tal pensamento? Por que foi para Israel? Por que não buscou as coisas “melhores” de Damasco antes?
         Caro leitor, é assim que age o homem no pecado. Para ele o mundo tem melhores soluções, do que a simplicidade do evangelho da cruz. Para os mundanos mais valem os Abana e Farfar do sistema religioso deste mundo enganador, mesmo que nada eles têm visto e experimentado neste mundo de valor eterno, que realmente venha lhes sanar o pecado de uma vez para sempre. A mensagem de Eliseu veio para cortar o coração orgulhoso daquele general enfraquecido pela lepra; sua decisão colocaria toda sua religiosidade e confiança em seus deuses em completa bancarrota; sua condição era para levar-lhe à humilhação, a fim de que o Deus de Israel fosse temido, honrado e glorificado por meio daquela cura.
         Ó caro leitor, como o coração arrogante do homem natural precisa ser vencido pelo poder da graça! Como as cidadelas de refúgio carnal precisam ser destruídas pela força do evangelho! Diante da simplicidade da cruz, eis aí o homem natural sempre apontando seus ídolos e suas superstições como melhores e eficientes! O general Siro certamente voltaria para Damasco, a fim de morrer banhando-se nas “preciosas” águas do Abana e Farfar! Não fosse a intervenção divina por meio daqueles que o acompanhavam, ele voltaria xingando e zombando do Deus de Israel. Foi com coração temeroso e incrédulo que obedientemente entrou para mergulhar sete vezes nas águas “sujas” do Jordão e ficar completamente curado.
         Meu caro leitor, veja sua condição no pecado! Veja como a Palavra de Deus afirma que sua situação é infinitamente pior do que a lepra de Naamã! Veja que não adiante esquivar-se ante a mensagem da cruz, porque você só poderá estar completamente limpo e purificado de seus miseráveis pecados, se correr a fim de banhar-se no Sangue remidor.
                            Quem me poderá salvar? Cristo que verteu Seu sangue!
                            Onde as manchas vou limpar, só no Seu precioso sangue!

         Caro leitor, chegou esse momento para sua humilhação! Chegou o momento para que você reconheça que a peste infecciosa do pecado que lhe cobre da cabeça aos pés só pode ser removida pelo Salvador, o qual amou perdidos e se entregou na cruz para salvá-los!

Um comentário:

Joao Souza disse...

EXCELENTE TEXTO, GLÓRIAS A DEUS.