terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O NOVO HOMEM EM CRISTO (38)


Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?”
O HOMEM EM RELAÇÃO A DEUS -    PIEDOSO: “...e andes humildemente com teu Deus”
         Caro leitor estamos vendo que a graça expõe perfeitamente aquilo que a lei jamais pode nem poderá fazer. Na salvação perfeita o réu culpado é declarado justo e passa a viver nos padrões da verdadeira justiça. A graça coloca o homem como verdadeiro homem, a fim de viver retamente na justiça. É nessa justiça que os salvos passam a amar a misericórdia. Percebemos que é um milagre que ocorreu, porque este mundo com essa população subjugada no pecado passa a ser contemplada com compaixão pelos santos de Deus. Enfim, o homem justificado e misericordioso realmente anda com Deus.
         O que a graça opera no homem ninguém pode fazer. Andar com Deus é o mais glorioso privilégio. Tenho mostrado o que isso implica no nosso viver e creio que devo avançar um pouco mais na tentativa de ajudar meus leitores na compreensão dessa verdade.
         O andar com Deus indica um viver obediente; uma disposição de agradar o Senhor. A mentalidade desse evangelho moderno é que Deus deve se submeter aos caprichos do homem. Deus é visto como um servo que atende constantemente o telefone da fé tocando e que busca os interesses dos corações mundanos e corrompidos. Quanto engano! O evangelho bíblico apresenta o homem piedoso. É aquele cujo coração está cheio de temor, respeito, amor a Deus e com efeito plena disposição de servi-Lo.
         Para um homem piedoso não precisa de impulso externo para adorar a Deus, porque ele o faz constantemente. O culto verdadeiro habita no coração, com pleno discernimento bíblico. O homem que anda com Deus foge de lugares perigosos, tão amados e buscados pelo mundo. Vejo o quanto os crentes modernos vão com seus deuses para a comunhão com os ímpios, em lugares aonde o Santo de Israel jamais irá. Vejo o quanto os crentes modernos tentam modernizar o Deus da bíblia; como são cativados pelas mentiras de filmes, por isso desprezam a doçura e simplicidade da Palavra de Deus.
         O homem de Deus luta contra o mal que tanto predomina na sociedade. O homem que anda com Deus ataca o mal como se estivesse enfrentando uma víbora. Não somente seu coração pertence ao Senhor, mas também o ambiente onde ele vive. O homem piedoso limpa e purifica seu lar e qualquer outro ambiente da investida dos malignos. Ele não pode tolerar que adúlteros, fornicários, mentirosos, etc. venham corromper o ambiente. O homem que anda com Deus almeja agradar a Deus; seu prazer está em submeter-se ao Rei da Glória e não à tirania e subtileza do pai da mentira.
         Um homem com a piedade bíblica no coração conduz com seriedade e temor o seu lar. Esposa e filhos são guardados das investidas do maligno. O homem que anda com Deus é um soldado na luta contra o mal e estará sempre munido com as armas certas e elas são desferidas contra o mal, e não contra as pessoas (Efésios 6:12). Ele também constantemente busca a purificação; sabe o quanto está inclinado às paixões, por isso foge do mal. Ele sabe que qualquer mancha traz desonra ao Nome do Senhor e transtornará seu caráter.
         Caro leitor, homens que andam com Deus na prática são soldados do Senhor; são eles os verdadeiros homens que o mundo tanto necessita, mas são tão odiados. São eles que trazem um ambiente de confiança, segurança e proteção; são eles a manifestação da compaixão de Deus neste mundo e que iluminam o caminho para que homens e mulheres sejam conduzidos a Cristo.
         Ó quanto precisamos de homens e mulheres assim! Por essa razão é que importa que agora o evangelho da glória de Cristo seja anunciado, porque quando homens e mulheres conhecem o arrependimento é sinal de que o milagre do evangelho está acontecendo e que Deus está em nosso meio salvando e transformando homens e mulheres!
        

         

Nenhum comentário: