segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O NOVO HOMEM EM CRISTO (37)


Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?”
O HOMEM EM RELAÇÃO A DEUS -    PIEDOSO: “...e andes humildemente com teu Deus”
         Caro leitor devo prosseguir comentando esse tema tão precioso, porque vivemos nos dias quando estão faltando homens piedosos. Tenho plena convicção que a ausência do verdadeiro evangelho tem ocasionado essa decadência espiritual. O evangelho da glória de Cristo ressalta a atuante misericórdia de Deus entre os homens; leva os homens ao desespero, ao pó e ao arrependimento e proclama que Deus conversa com homens e mulheres quando eles se encontram nessa condição. O evangelho proclama que é a atuação soberana do Senhor que opera, tirando o coração de pedra e dando novo coração, para que homens e mulheres realmente passem a temer o Seu Nome (Jeremias 31:33 e 32:39).
         Caro leitor é simplesmente impossível para qualquer ser humano andar com Deus, sem que tenha sido chamado por Ele, e isso ocorre na salvação. Já pude salientar essa verdade. Na última meditação pude mostrar o que implica andar  com Deus neste mundo. Nada tem de sentimentalismo oco. Andar com Deus é para aquele que um dia, mediante sincero arrependimento agarrou-se à Sua misericórdia e que agora em humildade depende da graça para viver, porque bem sabe que qualquer sinal de orgulho resulta em queda.
         Caro leitor avanço um pouco mais afirmando que somente aqueles que obtiveram o novo nascimento podem andar com Deus. Óbvio! Deus lida com Seus filhos neste mundo (1 Pedro 2:14). É no novo nascimento que o homem passa a ter a natureza de Deus, e assim passa a amar santidade de vida. Quem não nasceu de novo é ainda um homem natural (1 Coríntios 2:14), por isso não pode e não conseguirá andar com Deus. Poderá ser religioso, sociável, bondoso e aparentemente fervoroso, porém não passará disso. O homem natural não tem “asas espirituais” para subir às alturas da presença de Deus. O homem natural consegue subir alguns metros de altura das opiniões toscas e vãs da religiosidade mundana; sua compreensão espiritual não passa desta vida e deste mundo; sua divindade é pagã; seus deuses são produtos de uma mente entenebrecida e sua fé habita abaixo do sol.
         Os santos de Deus, somente eles podem andar, falar, viver e comungar com o Deus Santo. Então, andar com Deus significa andar em santidade e andar em santidade significa que haverá luta e oposição ferrenha da natureza carnal. O crente é aquele que mergulhado neste mundo constantemente busca o oxigênio celestial; sua mentalidade é do alto e não da terra (Colossenses 3:1), mas sente continuamente a pressão da carne tentando arrastá-lo para baixo. Homens e mulheres que andam com Deus são pessoas que conhecem o poder da tentação, por isso lutam em oração e batalham contra o mal usando a Palavra da verdade.       Andar com Deus faz com que os verdadeiros crentes se tornem o exército do Senhor contra o mal. Não é fácil, mas é pela angústia e provação que a lâmpada é mantida acesa, a fim de que o Nome do Senhor seja glorificado. Andar com Deus significa sofrer desamparo do mundo, ser desdenhado por amigos e parentes, porque aqueles que andam com Deus seguem a rota contrária da multidão. Andar com Deus não é atitude aceitável e agradável à natureza carnal; é beber o amargo cálice da separação, na finalidade santa de agradar o Noivo amado.          Andar com Deus, ou ser piedoso no viver custa ignorar firmemente os pensamentos do presente século mau; considerar os padrões do mundo como lixo; dispor a negar a si mesmo, a fim de conhecer melhor o Senhor; buscar as delícias eternas Nele; conhecer que Ele é fonte da felicidade e o bem supremo e da alma.
         Caro leitor, você anda com Deus nesta vida? Ele é para você infinitamente melhor que todo tesouro deste mundo? Deseja de coração conhecê-Lo mais? A Palavra Dele é o alimento que sua alma tanto deseja dia após dia? Quer agradá-Lo e viver e anseia o momento quando verá o Rei face a face?  



Nenhum comentário: