domingo, 26 de janeiro de 2014

O NOVO HOMEM EM CRISTO (35)


Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?”
O HOMEM EM RELAÇÃO A DEUS -    PIEDOSO: “...e andes humildemente com teu Deus”
            Prezado leitor chegamos agora ao tema final de nosso estudo. Creio que o leitor atento verá como houve um progresso da miraculosa obra da graça salvadora. Quando o evangelho é pregado como deve ser, ele há de produzir aquilo que a lei jamais pode fazer. Tudo começa pela justiça, porque na salvação do perdido a obra mais importante é a aplicação da perfeita justiça, a justiça de Cristo, para que o réu culpado seja declarado justo e aceito para sempre perante Deus. A justiça de Cristo é o prumo de Deus que endireita a alma antes torta; é a régua de Deus que torna o caminho reto. A justiça de Cristo apresenta o Novo homem em Cristo, feito pela graça: “Porque sois feitura Dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras...” (Efésios 2:10).
         A justiça de Deus produz um coração cheio de misericórdia: “...ames a misericórdia...”. Mostrei aos meus leitores que o resultado prático do evangelho é que homens e mulheres verdadeiramente salvos serão pessoas que amarão a misericórdia, porque sabem que foram alcançados pela misericórdia; que eram réus culpados, que em nada eram melhores que seus semelhantes; que são pessoas bem-aventuradas, porque foram chamados pela graça irresistível: “Mas como é santo aquele que vos chamou...” (1Pedro 1:15), por essa razão são pessoas misericordiosas e que estão aptas para servir aos seus semelhantes.
         Agora chegamos ao aspecto mais importante do resultado da salvação: “...e andes humildemente com o teu Deus”. Incrível! É a parte não somente mais importante, como também a mais emocionante! Como pode um homem andar com Deus? Ora, estamos presenciando os grandes feitos da graça! Estamos olhando as Escrituras, admirados e extasiados ante a grande exibição dos soberanos atos do Senhor no meio dos homens! O evangelho opera esses grandes feitos!
         Caro leitor meditemos nisso! Ao contar a trágica história da queda a Palavra de Deus relata como as consequências foram funestas! O pecado entrou e eis que a verdade revelada mostra a multidão de homens e mulheres em plena disposição de guerra contra Deus, correndo em busca de suas paixões desenfreadas; revoltadas contra o reino celestial e desejando estar livres de todas as amarras da lei e dos freios de Deus, porque anseiam descer às mais profundas práticas de suas atividades iníquas.
         Encaremos friamente os homens em Adão. O que a Bíblia fala a respeito deles? Não há lugar para suas desculpas, porque: “...tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças...” (Romanos 1:21). Então, não são ignorantes; não são vistos como iletrados e sem culpa, porque na queda decidiram odiar a Deus e amar a serpente. Estão plenamente unidos em plena revolta contra o Santo Senhor! Querem eles andar com Deus? Não! “...Não há quem busque a Deus” (Romanos 3:11).
         Caro leitor, você assim como eu sabemos na prática o isso significa. A Palavra de Deus passa a maior parte do seu tempo expondo a triste condição do homem no pecado; que não somente odeia a Deus, como também é revoltado contra Ele; que em seu orgulho rejeita curvar-se em humilhação; que desdenha de sua mensagem de amor; que ignora seus avisos e advertência e que prefere cair nas malhas da morte e do inferno do que andar com Deus nesta vida e na eternidade.
         Você leitor anda com Deus? Experimentou a visitação misericordiosa Dele? Foi salvo da penalidade eterna e agora desfruta a paz com Deus e goza da plena certeza da glória eterna que há de vir? Se esses fatos transbordam sua vida, certamente você anda com Deus? Glórias ao Senhor! Você pertence a Ele agora e para sempre!
        

  

Nenhum comentário: