terça-feira, 28 de janeiro de 2014

QUANDO DEUS CASA COM UMA ALMA


Desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias; desposar-te-ei comigo em fidelidade e conhecerás o Senhor” (Oséias 2:19,20).
         Caro leitor, se você tem lido esse impressionante livro de Oséias, certamente você não ficará chocado com os dois mais preciosos ensinos – depravação total e soberana salvação de Deus. Vemos na depravação total como Israel abandona o Senhor, assim como uma mulher infiel dá as costas para seu bondoso e fiel marido, a fim de buscar felicidade em seus amantes. No ensino da soberana e livre salvação, vemos Deus indo buscar o pecador, como um marido fiel e cheio de misericórdias, o qual cerca e atrai sua infiel esposa para si.
         Não pretendo trazer um comentário mais abundante do livro de Oséias, mas sim tomar o texto acima para trazer para esse cenário de tristezas e desolações causados pelo pecado, as maravilhas da Soberana graça. Que lições preciosas de salvação! O que aparece em santo destaque é a ação da livre misericórdia de Deus: “Desposar-te-ei..”. Vemos um Deus bondoso, fiel, compassivo e longânimo indo à busca do perdido pecador. Vemos um Deus cheio de compaixão, mostrando Seu amor e cercando a alma, a fim de atraí-la para Si. Em nada vemos as decisões do homem; em nada vemos qualquer interesse da parte do pecador por Deus. Pelo contrário vemos os pecadores correndo do Senhor, pulando por cima de todas suas manifestações de bondade e cuidado, a fim de achar seus amantes.
         Não é exatamente isso o que acontece com os pecadores? Mas, eis aí a suprema conquista da graça, conforme vemos nos dois versos citados. Vemos como Deus atrai o pecador e faz uma “aliança matrimonial” com ele. É isso o que acontece quando Deus salva o perdido, pois Sua aliança é completa:
         1.      É uma união eterna: “Desposar-te-ei comigo para sempre...”. Por esse fato Ele se entregou na cruz, para comprar para Si mesmo pecadores. Seu resgate na cruz foi para nunca mais perder qualquer pecador que Ele toma para Si.
         2.      É uma união feita em justiça: “Desposar-te-ei comigo em justiça...”. O pecador é aceito tendo como base o sangue purificador. O sangue do Cordeiro cobre toda culpa e pecado e o faz perfeitamente aceitável e sem qualquer mancha que o condene.
         3.      É uma união em juízo: “...e em juízo...”. O pecador atraído poderá ver que seu Senhor que lhe atraiu é aquele que em profundo e eterno amor foi até à cruz e ali morreu ocupando seu lugar. Nele foram julgados todos os seus miseráveis pecados.
         4.      É uma união em benignidade: “...em benignidade...”. Ao atrair o pecador para Si, o Senhor achega a ele cheio de amor. Sua face é cheia de graça, de aceitação e lhe chama para cobrir-lhe de dádivas eternais.
         5.      É uma união em misericórdias: “...em misericórdias...”. Ele chega para transformar o coração, para fazer completa purificação. Ele vai esquecer de todos os pecados cometidos e perdoará o pecador, dará outro nome o colocará na mais honrosa posição.
         6.      É uma união fiel: “...desposar-te-ei em fidelidade...”. Ele é Fiel e Justo. Ele não muda. O salvo saberá disso e vai conhecer mais e mais o Amado de sua alma. Nunca haverá decepção nem tristeza nessa eterna ligação feita por Aquele que amou pecadores.
         7.      É uma união que dinamizar felicidade eterna: “...e conhecerás o Senhor...”. Ele se revelou aos pecadores e quando Ele atrai a alma, por meio da Sua Palavra Ele se torna conhecido. Além de tudo isso, nosso Senhor mostra Sua presença contínua; como Ele está perto para cuidar, proteger, amparar e guiar o salvo neste mundo a fim de levá-lo para o Paraíso eternal.

         Eis aí, caro leitor, o número 7 nessa aliança mostra como é perfeita essa salvação! Então, pode chegar perante o Senhor, pois Ele ama pecadores e Seu ministério é salvar com essa eterna e perfeita salvação!

Nenhum comentário: