sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

AS AFLIÇÕES DA ALMA (18)


“Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei: Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).
INTENSIFICANDO A BUSCA:     “...levantar-me-ei, pois, e...”
         Querido leitor é minha tarefa intensificar a respeito da verdadeira fé. A fé falsa escorrega em busca das vãs e inúteis promessas desta vida, mira sempre a doação, não o doador; busca sempre aquilo que pertence a este mundo e vive à cata daquilo que está abaixo do sol. A fé falsa é cheia de superstição e deposita sua confiança em si mesma. Mas em Cantares estamos presenciando a fé, cujas obras provam que a alma fora despertada por Deus.
         Em seguida presenciamos algo impressionante na atitude daquela mulher, porque ela não fica deitada, nem consente em se entregar à autocomiseração, ou mesmo buscar uma alternativa que resolva pelo menos temporariamente sua situação. Não era o momento para isso, por isso tomou a decisão de sair em busca desse Amado. Ela estava sozinha, ninguém pensava ou sentia suas aflições. Ela não queria paliativos, ela desejava o amor, presença, proteção, liderança e cuidado do Amado. Por isso ela levantou do seu leito e saiu em busca desse tesouro eterno, tão desejável para uma alma acordada.
          Amigo leitor é dessa coragem, ânimo e disposição inteligente que a fé sai em busca da verdade. Ela vê o caminho iluminado à sua frente; ela segue as pistas deixadas pela graça; ela ouve o chamado, é a voz do Bom Pastor; é a voz do pai declarando ao filho pródigo que ele está à sua espera, com todo amor em prontidão para recebê-lo. A alma por muito tempo vagueou nas trevas; viveu na escravidão, lisonjeada pelo pai da mentira e iludida num mundo enganoso.
         Mas o texto está ainda cheio de uma linguagem bem descritiva: “Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças...”. É algo simplesmente maravilhoso! É notável a ação da fé verdadeira. Quantas pessoas afirmam que estão em busca da verdade, mas o que realmente buscam é um conforto temporário, apenas uma aspirina que alivia momentaneamente sua dor. Tais pessoas agem emocionalmente, por essa razão satanás coloca seus agentes à margem do caminho trazendo-lhes algo que parece com a verdade. Essas almas não estão buscando a permanente luz da revelação bíblica, por isso ficam satisfeitas com aquilo que recebem no momento. Não há um exame inteligente e criterioso da verdade; facilmente diz sim para a mensagem tão cheia de lisonjas que o esperto pai da mentira lhe apresentou.
         Quantas almas vivem enganadas, porque receberam uma luz que brilha tão momentaneamente, como vagalume! Milhares de elementos enganadores estão ocupando lugares estratégicos a fim apanhar os incautos nas malhas do anticristo. Milhares estão convencidos que estão indo para o céu, quando na realidade descem com as multidões para o inferno! A alma despertada e atraída por Deus age de forma inteligente, porque segue a trilha certa do livro de Deus; é atraída pela força sobrenatural da graça, porque o Amado marcou um encontro, e ela sai em busca da verdade e não da mentira.

         Ó alma cansada, oprimida, triste e condenada! Ouça a voz do Amado! Ouça o Seu “vinde a mim”! Ouça a voz doce, amável e meiga do Amado Pastor das almas! Ouça o chamado daquele que provou Seu amor ali na cruz! Daquele que veio ao mundo buscar perdidos, almas despertadas pela verdade e para a verdade de uma tão grande salvação! Tem lugar no amor de Cristo para você, ó alma perdida! Tem os braços de amor que lhe aguardam agora! 

Nenhum comentário: