quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

QUANDO A ALMA ESTÁ ENGANADA (9)


Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas (Apocalipse 3:17).
A PERIGOSA E VENENOSA RIQUEZA: “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta...”
                 Meu amado leitor, sinais claros são vistos naqueles que jamais foram salvos e feitos habitação do Espírito (Romanos 8:11). Essas almas estão aprisionadas num estado de orgulho espiritual, pois jamais conheceram humilhação perante a verdade da cruz. Nosso Senhor dirige-se a esses participantes da perigosa Laodicéia – a igreja apóstata, desviada da verdade e caracterizada pela auto confiança. Visto que estamos vivenciando essas coisas em nossos dias, a necessidade de pregar a mensagem do Senhor é de grande urgência. Tenho apresentado algumas características próprias daqueles são membros da igreja de Laodicéia. Tenho experimentado esse turbilhão envolvente da carne em nossos dias; tenho percebido que se não houver uma manifestação do refrigério trazido pela visitação de Deus, sem qualquer dúvida seremos amordaçados pelo iminente juízo. Quero acrescentar dois argumentos a mais que revelam sinais claros de almas que estão apenas convencidas de que são crentes, mas que jamais foram convertidas.
                 Fuga ante a verdade e como consequência perseguição aos verdadeiros crentes. A alma iludida pelos falsos mestres normalmente corre da verdade do evangelho da glória de Cristo. Dou glória ao Senhor quando vejo algumas almas despertadas pela compaixão de Deus. Algumas são como que retiradas do fogo; seus olhos são abertos e elas passam a ver as misericórdias de Deus como jamais viram. Dou louvores ao Senhor porque Sua bondade está em plena atuação visitando homens e mulheres e chamando-os ao arrependimento. Mas quão triste é ver quantas simplesmente estão prontas a gritar contra a verdade, porque foram descobertas. As mensagens do evangelho são penetrantes, elas furam o coração e faz o sangue do velho Adão ser derramado. Conheci pessoas que agiam assim. Se ouvissem mensagens agradáveis estavam prontas para o famoso “amém”, mas quando a espada do Espírito entrava em atividade eis que suas reações eram de constante agitação. A verdade do evangelho simplesmente escalava a muralha do orgulho e penetrava exatamente onde o velho homem estava escondido e armado com todas as suas desculpas esfarrapadas.
                 Ó quão terríveis são as reações do velho homem contra a verdade! A religiosidade externa é como um gatinho de estimação; seus “améns” de positivo soam como os “miaus”. Mas quando a verdade troveja do púlpito, esses “gatinhos” revelam ser verdadeiros tigres na sua luta contra Deus e em seus intentos de preservar escondidos sob uma capa de justiça própria. Muitos deles são membros de boas igrejas; muitos são líderes religiosos; muitos são contribuidores assíduos com seus dízimos e ofertas. Mas são no íntimo odiadores da verdade revelada, porque o evangelho chega e descobre toda farsa do coração e revela seu estado de um réu do pecado e sentenciado ao fogo eterno. Essas almas não percebem que no coração ainda estão armados com lanças e espadas contra o Senhor que eles crucificaram; que a culpa deles pesa sobre suas cabeças e que certamente hão de perecer em seus pecados, caso não se arrependam e se convertam a Cristo Jesus.

                 Finalmente, há nessas almas enganadas plena disposição para demonstrar justiça própria. Costumam orar com intensidade; mostram extremo zelo por aquilo que é trivial e sem qualquer importância; preocupam muito com o aspecto externo do viver do que com o coração e zelam por aquilo que representa interesse próprio. A carruagem deles é sempre lotada desses “utensílios sagrados” e sempre estão inconformados com tudo. Mas eis aí o fato que o Senhor age com Sua misericórdia com muitos, pois Saulo era assim, mas aquele guerreiro do mal foi vencido pela graça  para tornar-se um novo homem em Cristo.  

Nenhum comentário: