domingo, 26 de janeiro de 2014

AS AFLIÇÕES DA ALMA (13)


...busquei o amado de minha alma, busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Busquei-o e não o achei. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei: Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).
À PROCURA DO AMADO DA ALMA:  “...busquei o amado de minha alma...”
         Prezado amigo estamos vendo o que Deus faz quando desperta uma alma para a verdade. Não existe uma bênção maior do que ser achado por Deus. É ser bem-aventurado! (Salmo 32:1) É ter o privilégio de ser entregue por Deus, o Pai ao Filho! (João 6:37). Quando Deus desperta uma alma para ir à busca do Amado é porque vai achá-Lo: “Buscar-me-eis e me achareis...” (Jeremias 29:13). Ó amigo, pense nessas verdades tão preciosas da salvação de Deus! Por acaso o homem em seu estado natural quer saber de Deus? Jamais! Ele ama o pecado; ele tem prazer em viver escondido nas trevas, odiando a Deus e desafiando a Deus no íntimo. Descobrir a alma é milagre e ouso apresentar aos meus leitores o Deus, o único que opera maravilhas (Salmo 136:4).
         Primeiramente, a descoberta da verdade vem por obra vivificadora do Espírito de Deus, porquanto é o próprio Deus que chama os pecadores das trevas para a luz, da morte para a vida (João 5:24). Quando a alma é descoberta, imediatamente percebe que há um vazio no íntimo; que tem sido ludibriada neste mundo, que há um elemento de deserto, de insatisfação em tudo aquilo que possui. É exatamente isso o que diz o salmista no Salmo 107:4: “Andaram desgarrados pelo deserto, por caminho ermo; não acharam cidade em que habitassem”. Milhares de almas quando são visitadas por Deus descobrem que toda sua luta por uma vida materialmente melhor não passa de ilusão. Não encontram mais prazer nas coisas terrenas; apercebem-se logo que as coisas desta vida não resultam em felicidade genuína, verdadeira. A alma descoberta por Deus logo descobre que está sendo iludida, enganada e que a infelicidade, a tristeza, o medo da morte e a incerteza do destino eterno ocupam seu coração.    Outro detalhe quanto à alma descoberta por Deus, é que ela descobre que toda sua luta é inútil. Ela percebe que não há possibilidade de ter um lar eterno aqui; que não há possibilidade de possuir um corpo imortal enquanto aqui viver; que tudo está sendo rasgado como papel, porquanto tudo se acaba com a morte e que nada pode ser levada consigo para a eternidade.
         Prosseguindo, muitas almas são descobertas para enxergar seu estado de escravidão, aprisionadas na sombra da morte e sem qualquer possibilidade de escape. Muitas almas deparam com o profundo do poço onde caíram, porquanto gastaram seus anos agradando a carne com seus vícios e noutras práticas malignas. A mulher adúltera, conforme a narrativa de Lucas 7, sem dúvida alguma foi assim. Percebeu logo a sua perdição, escravidão e culpa; tudo ao seu derredor era amargura e tristeza. Até que correu para os pés do Amado e ali achou a paz que chegou mediante o perdão do Mestre.

         Meu amigo leitor, você é uma alma! Em que situação você se encontra espiritualmente neste momento? Por que viver longe do Senhor? Por que esperar o momento final para descobrir tardiamente sua miséria? Por que não aproveita o momento de achar o Amado Salvador? Acorde agora! Veja como você está escorregando para o desespero eterno! Invoque ao Senhor agora, pedindo-Lhe perdão e purificação para seus pecados! Ele é o Deus dos quebrantados, dos contritos! Ele desceu do céu justamente buscar pecadores assim, que descobriram seu estado de perdição, mas que clamam a Ele de todo coração.

Nenhum comentário: