quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O MEIO AMBIENTE TRANSFORMADO


Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas” (Isaías 55:12).
         Se todos os homens conhecessem o livro do profeta Isaías iriam saber como resolver o problema do meio ambiente. Ó como os homens lutam e trabalham inutilmente! Como gastam fortunas para preservar uma natureza que geme, devido à presença do pecado! Em sua ignorância desconhecem o fato que Deus não tem planos para melhorar esse sistema amaldiçoado pela rebelião do homem. A natureza não é melhorada nem preservada com mais árvores plantadas, nem com a preservação dos animais, mas sim com a mudança no coração dos homens, mediante o novo nascimento.
         O cap. 55 de Isaías é a apresentação por excelência do evangelho da glória de Cristo. É a grande e gloriosa salvação de Deus – Cristo Jesus – sendo apresentado aos povos. É a exaltação da poderosa Palavra de Deus, como aquela que realiza os encantos da nova criação: “Assim será a Palavra que sair da minha boca...” (55:11). Enfim, vemos somente e tão somente as plenas e perfeitas realizações da soberana graça, pois é o Senhor chamando, atraindo, conquistando, prevalecendo contra o mal e mostrando que os corações de homens e mulheres só podem ser transformados por Ele.
         Então, o que a passagem nos ensina? Que o meio ambiente é mudado, transformado e, como que, sai da depressão, quando Deus realiza a obra da nova criação, mudando o coração do homem num novo coração. Vejamos bem que é a maldade do pecado que transtorna tudo; é a perversidade cometida pela rebelião do coração; as maldades proferidas pelos lábios incircuncisos dos homens; seus caminhos tortuosos e insubordinados a Deus; são essas manifestações resultantes da queda do homem que trazem miséria ao mundo e que trazem “os espinhos e abrolhos” da tristeza, angústia, morte e dor neste mundo. Notemos que tudo muda, assim que homens e mulheres são mudados. Primeiramente é mudado o viver da pessoa: “Saireis com alegria e em paz sereis guiados...”. É o pecado que enche o coração de tristeza, amargura, ódio, vingança e que faz o homem um fugitivo, devido sua consciência culpada. Mas, na conversão tudo muda, devido o conhecimento do Salvador no íntimo.
         Quando o homem se converte de coração, seu ser é tomado da verdadeira sabedoria mostrada no temor do Senhor; agora encontrou a paz com Deus e então pode andar com Deus, porque pelo sangue foi reconciliado (Romanos 5). É a partir da conversão, do novo nascimento que surge a nova criatura! Sua visão é mudada, porque seu coração foi mudado. Não é mais um inimigo de Deus; seu caminhar agora é na retidão e santidade. Então, o que acontece é que há uma reação incrível de otimismo por parte do meio ambiente: “...os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas”. É claro que é uma figura de linguagem, mas Deus está mostrando que a diferença que a benção real para o meio ambiente está na mudança do pecador e não preservação das coisas.

         Meu caro amigo, toda desgraça da criação foi causada pelo pecado. A coroa da criação de Deus tombou e arruinou tudo, trazendo a morte e esse ambiente de dores e gemidos. Ora, a criação em nada é culpada, mas sim o homem. Então, nada pode mudar, nada, nem mesmo essas toscas manifestações externas de religiosidade. Tudo continua do mesmo jeito, até que Deus opere por Sua Palavra. Assim que o coração do homem é transformado, então tudo ao seu derredor muda. A vida recebe a alegria do céu; a paz com Deus passa a dominar seu ser; é uma criação do céu na terra; é o resultado da cruz e a santidade de Deus na vida de um homem. Ora, a criação de Deus começa a respirar! O verde celestial é a visão incrível da vida. O caminho agora é de justiça e tudo bate palmas ao seu derredor! Bate palmas sim, porque é obra da graça e não do homem! Bate palmas porque a criação está declarando as maravilhas de Deus brilhando neste mundo na vida de homens e mulheres salvos!

Nenhum comentário: