quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O AMOR DE CRISTO PELA SUA NOIVA (13)


“...ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz. Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado” (Cantares 8:5-7).
A NOSSA ORIGEM NO PECADO (continuação)
         Amado leitor, como é preciosa a Palavra de Deus! Como ela encanta os corações santificados! Estamos diante de uma das mais claras revelações acerca da queda da raça humana em Adão. É realmente maravilhosa a maneira como o esposo expõe Seu amor à Sua amada, amor que ensina o perfeito amor de Cristo pela igreja, exatamente como é nos apresentado em toda extensão das Sagradas Escrituras, especialmente no Novo Testamento.
         Agora chegou o momento para que consideremos a frase: “... ali esteve tua mãe com dores; ali esteve aquela que te deu à luz”. O que o Autor sagrado faz é ampliar o ensino sobre a nossa triste condição em Adão. Nunca na bíblia vemos tantas referências feitas à mãe como em Cantares. Seis vezes aparecem sem jamais mencionar o pai. Em nosso país é muito elevada à posição de uma mulher como mãe, talvez por causa do conceito idólatra que a maior parte da população tem acerca de Maria. No antigo Testamento vemos que a nação de Israel, em sua rebelião idólatra contra Deus adorava uma deusa chamada rainha do céu (Jeremias 44:17). Mas a Palavra de Deus jamais exalta a posição de uma mãe, nem tampouco do pai. A posição de uma mãe é exaltada sim pela Palavra de Deus, quando a mamãe é apresentada como uma mulher de fé, cheia de temor ao Senhor, como a mãe de Moisés, Ana, a mãe de Samuel, Maria, Isabel e outras mulheres santas que amavam o Senhor e dedicaram suas vidas e filhos para a glória de Deus.
         Mas aqui em Cantares a mãe da esposa aparece para mostrar de onde viemos; que estávamos ali na queda; que nossa mãe é exatamente aquela que estava debaixo da árvore. Incrível, mas no ensino da lei a mulher aparece para mostrar que quando ela está grávida, quem há de nascer? Um pecador! Quando a mulher dá à luz um filho ela trouxe ao mundo alguém que certamente vai pecar, pecar, pecar e finalmente há de morrer! Amigo leitor é exatamente isso o que a queda trouxe. Quanta lisonja ao homem! Que conceito ilusório e vão o pecado faz da raça humana! Enquanto satanás tenta impor a importância do homem, especialmente em nossos dias, a Palavra de Deus destrói tudo isso, pondo fogo nessa palha: “...que é o homem, para que te lembres dele?” (Salmo 8:4).
         Amigo leitor vamos juntos examinar com humildade e firmeza esse ensino das Sagradas Letras. De onde viemos? Quando nossa mãe teve as dores de parto, o que ela gerou? Será que estamos prontos a receber essa verdade? Será que estamos prontos a ser humilhados por um dos mais poderosos ensinos da bíblia? Davi compreendeu isso quando sentiu na pele a sua queda com Bate-Seba: “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmo 51:5). O profeta Isaías mostra também nosso estado tão humilhante: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundície...” (Isaías 64:6). Os judeus podiam entender bem o que significava ser imundo. Na sociedade judaica o homem que era descoberto com a lepra devia proclamar com sua própria boca que era um imundo (Levítico 13).

         Assim a Palavra de Deus apresenta nossa condição em Adão e como somos vistos por Deus no pecado. Quantos acham que poderão entrar no céu simplesmente porque freqüentam uma igreja, ou passaram pelas águas do batismo. Quantos acham que são puros porque não cometeram na vida pecados graves. Mas a verdade permanece que nada, nada mesmo pode tirar a triste imundície do pecador, a não ser o sangue do Filho. A Palavra de Deus que os pecadores se arrependam e se convertam a Cristo, a fim de que seus pecados sejam cancelados.

Nenhum comentário: