sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O SALVADOR PRESENTE (6)


Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Salmo 34:18).
OS CHAMADOS À SUA PRESENÇA: “...que têm o coração quebrantado...”.
         Caro leitor, agora somos chamados a contemplar outra lição preciosa do evangelho da glória de Cristo, brilhando em pleno período da lei. Essa verdade que “Perto está o Senhor...é prática e sempre oportuna. Não esqueçamos que Deus está falando aos pecadores; que homens e mulheres no mundo inteiro precisam saber acerca dessa provisão eterna, dessa preciosa conquista vinda do céu para indignos pecadores. Essa notícia da presença do Senhor precisa ser ouvida por todos os pecadores. Todos em todos os lugares devem estar informados de que o Salvador e Sua salvação está presente, disponível aos homens.
         Mas fica claro que essa notícia tão significante para os homens não fica sem os vexames religiosos de satanás, porquanto ele se ocupar em espalhar imediatamente suas mentiras religiosas. Seu trabalho consiste especialmente em inventar novos meios, a fim de que as multidões sejam mantidas na cegueira, em plena escuridão espiritual (2 Coríntios 4:4). Satanás se disfarça aqui e ali, declarando ao mundo ser ele o Jesus que todos precisam. Ele leva consigo tantas invenções, crendices e superstições e assim o mundo permanece em sua ignorância, mantido preso e direcionado ao abismo de terror. Ora, não podemos ignorar esse ardiloso inimigo com seus planos tão cruéis e homicidas (João 10:10).
         Entretanto, “Perto está o Senhor...” e essa presença não inútil. Se o mundo jaz no maligno, o Senhor tem as ovelhas que Lhe pertencem no mundo inteiro. Caro leitor, a luz veio ao mundo a fim de brilhar em corações despertados pela graça. Ó quanto satanás está derrotado em seu reino! Quem disse que as trevas podem qualquer coisa contra a luz? Se neste território infestado de tanta maldade há abundância de pecado, transgressão e de iniquidade, não podemos perder de vista que a graça se manifestou ser superabundante (João 5:21). Não cremos numa presença com objetivos hipotéticos. Isso acontece com os homens, mas não com Deus. O evangelho bíblico traz consigo a presença graciosa, compassiva e misericordiosa do Senhor a este mundo, tendo como intenção salvar. Deus enviou Seu Filho para salvar (João 3:17), e não para tentar salvar. A derrota de satanás em seu império de trevas já foi garantida definitivamente na cruz.
         Então, tendo essa verdade firmando nossa fé, que jamais vacilemos; que jamais duvidemos do Amado de nossas almas. A fé não trilha por caminhos escuros, duvidosos, mas pela via iluminada das revelações bíblica. “Perto está o Senhor....”! De quem? Está Ele sozinho? Esse maravilhoso e bendito Salvador é visto abandonado, isolado, estendendo um inútil convite ao mundo? Não! Absolutamente não! O Espírito de Deus abre os olhos da fé para contemplar a expressiva vitória da graça, pois “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado...”.
         Convido o amado leitor, para que juntos fixemos nossa atenção nessa tão preciosa verdade. Ao afirmar algo tão precioso, o verso mostra o outro lado também: “Perto está satanás dos que têm o coração endurecido e arrogante”. Enquanto nosso Senhor está perto dos Seus, certamente satanás está perto dos dele. Que compreendamos o fato que as coisas funcionam assim. Jamais veremos o Senhor perto dos atrevidos, envaidecidos e presunçosos. Esses correm pressurosos para os banquetes mundanos; podem ser achados em todas as festas carnais, mesmos as religiosas, desde que estas venham a satisfazer seus anelos terrenos.

         Mas a bendita notícia de que “Perto está o Senhor...” afirma que há neste mundo um espetáculo desconhecido aos olhos da carne; que há algo inaudito acontecendo; que a graça de Deus está realizando maravilhas; que há homens e mulheres visitados pela misericórdia; que essas almas são vistas com seus corações quebrantados e que o Senhor está perto delas. Não é uma notícia que agora enche seu coração de alegria, caro leitor?

Nenhum comentário: