terça-feira, 28 de janeiro de 2014

QUANDO A ALMA ESTÁ ENGANADA (7)


Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, para ungires os teus olhos, a fim de que vejas (Apocalipse 3:17).
A PERIGOSA E VENENOSA RIQUEZA: “Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta...”
                 Caro leitor, a igreja de Laodicéia se manifesta como aquela que é rica, mas essa riqueza não é derivada da graça; não é resultado daquilo que é entregue ao pecador quando é salvo. É a perigosa e enganosa riqueza que ocupa o coração daqueles que se sentem religiosamente satisfeitos. Pretendo agora mostrar algumas características dessa riqueza, no afã de ajudar meus leitores. Estamos cercados de heresias travestidas evangélicas; estamos envolvidos por sérios perigos os quais chegam até nós cheirando versos bíblicos. Milhares não percebem que estamos em dias de rebelião contra a verdade, quando homens e mulheres em seus pecados acreditam que vão para o céu e se sentem confortados por uma vã confiança.
                 A primeira característica dessa riqueza é a vã confiança. Usaria a expressão que costumo usar de falsa paz. Não esqueçamos caro leitor, que satanás é um incrível imitador de Deus e o evangelho dele parece ser igual ao evangelho bíblico. A vã confiança habita num coração carnal; é edificada sobre uma falsa fé e normalmente está segura naquilo que homens puseram no coração. O trabalho de Deus começa com o próprio Deus no coração (Filipenses 1:6). Quando a fé não vem de Deus ela funciona como uma corda e parece ser forte e incapaz de ser arrebentada. Mas não pode sustentar o peso da verdade. Homens e mulheres que realmente creem, a fé é como um cabo de aço. Não é fácil transitar para o céu. Alguns começam bem, mas quando deparam com a força do mundo, o poder da carne e as ofertas “generosas” de satanás, então simplesmente buscam um caminho fácil e voltam. Alguns adoram a doutrina da segurança eterna e ficam felicíssimos quando sabem que estão salvos para sempre, porque fizeram uma decisão para Cristo. Mas, acontece que não há segurança eterna para uma alma cativa e aprisionada em seus pecados aqui. A salvação verdadeira produz homens e mulheres que marcham para a glória em oposição ao mundo; que estão aptos para andar, lutar e conquistar; que agora têm olhos para ver as terríveis oposições no caminho e que mesmo quando estão fracos são erguidos de força em força.
                 Outra característica dessa inútil riqueza alojada em falsos crentes é o contentamento com a religiosidade externa, nada de avanço espiritual. Normalmente o falso crente é estimulado por atividades externas e se sentem imensamente felizes, porque vivem de obras. Ora, quando a fé começa com o homem, há de ser constantemente movida por homens. Um coração vazio da verdade precisa estar cheio de combustível carnal, caso contrário será infeliz no dia a dia. Normalmente vemos o falso crente ocupado com aparência; o homem é visto em sua forma externa de viver e é isso o que agrada e satisfaz a carne e sempre estará pronto para sacrifícios extremos, a fim de satisfazer a aparência. Ora, isso é perigoso, porque quando o coração não santificado na salvação, então o falso crente se arma de legalismo a fim de satisfazer a si mesmo. O verdadeiro crente é feliz e sua felicidade está no fato que o Senhor teve compaixão por ele e doravante tudo é visto à luz da misericórdia, por causa da triunfante obra da cruz. Paulo experimentou esse poder transformador, quando a graça lhe arrancou daquele sistema externo de vida que aprendeu na religião dos fariseus.

                 Meu caro amigo, que a mensagem santa chegue até seu íntimo. Deus opera salvação verdadeira e eterna num coração arrependido. Quer ver o Salvador presente? Ei-Lo onde tem uma alma arrependida. O evangelho moderno pratica a mensagem de um Jesus papai Noel, por isso corações são carregados de presentes humanistas de uma salvação ilusória. É urgente a mensagem de arrependimento! É urgente a mensagem que chama pecadores à salvação eterna, antes que venha a escuridão do juízo!        

Nenhum comentário: