domingo, 26 de janeiro de 2014

DESPREZANDO O EXCELENTE


“A alma farta pisa o favo de mel, mas à alma faminta todo amargo é doce” Provérbios 27:7.

                Duas preciosas e oportunas lições sobressaem neste verso. A primeira revela o estado de milhares de almas que desprezam o precioso favo de mel, por quê? Estão fartas! O mel, por não ser manipulado pelos homens, é um alimento cem por cento puro e extremamente sadio para o corpo humano especialmente quando se acha nos favos. Em Provérbios a Palavra de Deus é comparada à pureza do mel. O salmista afirma isso em sua própria experiência de amor e apego à Palavra, quando afirma que ela é “...mais doce que o mel e o destilar dos favos” (Salmo 19:10).
                “A alma farta pisa o favo de mel...” porque está bem farta dos manjares deste mundo. Gasta seu tempo com entretenimentos; ocupa-se com os ensinos dados pelos conselhos dos ímpios; seu coração se acha recheado das vaidades e superficialidades deste mundo, então, despreza o “favo de mel” da Palavra revelada. A Palavra de Deus está muito bem guardada e desprezada. “A alma farta pisa o favo de mel...” porque está impressionada com o avanço cultural deste mundo e acredita firmemente que o mundo vai de bom para melhor e que há no homem um grande potencial para mudar política, social e religiosamente os homens. Acredita que apesar da queda em Adão, o homem pode se reerguer sem qualquer necessidade de Deus. Pisa o favo da Palavra, porque considera as Escrituras um livro antigo, feito apenas para os ignorantes e iletrados. Pisa o favo de mel das Sagradas Letras porque descobriu um sistema religioso melhor e mais agradável aos seus anseios carnais. Seus cultos agora são mais “espirituais”, e mais adornados de “louvores”, então, para que esse detestável favo de mel? Para que o doce desse favo se tem outros “doces” fabricados pelos homens?
                “...Mas à alma faminta todo amargo é doce”. A Palavra de Deus é para uma alma assim, faminta. E podemos dar louvores ao Senhor porque tem aqueles que amam a Palavra de Deus e jamais estão enjoados desse puro mel. Deus enviou Sua Palavra para essas almas. Elas estão famintas da verdade, e a buscam de todo coração como se estivessem atrás de algum tesouro. Elas estão famintas da Justiça de Deus e choram porque estão tão sujas de iniqüidades, e querem saber como podem ser vistas puras e santas pelo Justo e Santo Senhor. Mesmo depois de salvas essas almas continuam se alimentando do mel a cada dia. Elas buscam forças apenas na pureza das Sagradas Letras e como Jônatas filho do rei Saul, descobrem que seus olhos abriram após terem provado um pouco desse mel (1 Samuel 14:27).

                E você amigo leitor, tem amado e buscado o favo de mel da Palavra revelada? Tem provado diariamente o prazer pela Lei do Senhor e na sua Lei tem meditado dia e noite? (Salmo 1:2).

Nenhum comentário: