segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O JUSTO E O ÍMPIO (11b)


"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Salmo 1

Vamos agora ao segundo passo a ser dado para a compreensão da palavra de Deus. Agora ele é crente, e como alguém nascido na família celestial, qual deve ser o passo a ser tomado para o crescimento na palavra? Lógico e claro: Santificação. A vida daquele que é salvo não deve ter nenhuma atitude de permissividade quanto ao pecado. Não estou dizendo aqui que o crente é perfeito, sem pecado. Não é esse o ensino da palavra de Deus. Estou declarando que qualquer atitude de complacência com o pecado impede que o crente aprenda da palavra para o seu crescimento. Andar com Deus é preciso é andar na luz. O que diz o Espírito Santo em I João 1:7? "Se andarmos na luz como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros..." Andar com Deus necessita de humildade e contrição e não há outro meio de tratarmos com pecados em nossas vidas, a não ser através da confissão. Encobrir a culpa só trará prejuízo para o salvo, porque ele há de ser disciplinado. Ele não vai adiante na vida cristã. É como se fosse alguém entrevado, que não pode andar.
         Deus disciplina Seus santos para que eles andem continuamente em santidade, caso contrário perde o prazer pela palavra e pela oração. Ele tem que tratar com aquela atitude carnal em sua vida, do contrário, fica parado; não vai adiante na vida cristã; é um herói caído na batalha. Qualquer pecado na vida do crente deve ser tratado com confissão. Um homem crente trata sua esposa com maldade, precisa confessar e abandonar tal atitude. Ali está aquela irmã em Cristo, que está sendo insubmissa ao seu marido; não lhe é sujeita como ordena o Senhor em Efésios. Pode parecer aos seus olhos que a sua atitude é correta, mas a realidade é que ela está entristecendo ao Espírito Santo, perdendo assim o interesse pela palavra de Deus. Isso está relacionado a todo aspecto de nosso viver.
         O crente deve ser santo em toda a sua maneira de viver.  É a vida em comunhão com Deus. Não é nada relacionado a aparência; não há nada de hipocrisia. Ele é cheio do Espírito Santo; ele fé autêntico no seu viver. Não fica forçando ser crente na aparência. Tal pessoa pode crescer na palavra; deleita-se na palavra. Não  há em seu coração qualquer compartimento fechado para Deus. Não há nada em sua vida que ele esteja escondendo. Seu coração não é dividido. Todo o seu ser pertence ao Senhor. Sim, tal pessoa progride no conhecimento da palavra; é alguém a quem o Espírito Santo vai usar.
         Amigo leitor, tem alguma coisa em sua vida que você não tem consagrado ao Senhor? Algum ódio, desejo de vingança, vício, amargura, ansiedade, medo, amor ao mundo? Você não cresce espiritualmente, e está sendo levado por alguma falsa doutrina. Por que não consagra todo o seu ser ao Senhor? Ele quer guiar sua vida; dirigir os seus passos. Você nada pode fazer, é somente a graça de Deus que pode nos conduzir. O Espírito Santo está barrado em sua vida? Por que não confessa e entrega tudo ao Senhor?



Nenhum comentário: