sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

QUANDO A ALMA ESTÁ ENGANADA (10)


Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas (Apocalipse 3:17).
A TRISTE CONDIÇÃO REVELADA:    “...e não sabes que és um coitado, e...”
         Caro leitor, chegou agora o momento quando o Senhor mostra aos falsos crentes a desesperada condição na qual eles estão, sem estar conscientes disso. A enfermidade é grave e eles nada sentem; estão aprisionados em trevas e não veem as grades dessa prisão; seus inimigos lhes acariciam, mas no engano dos seus corações iludidos acham que estão cercados de amizades e acham que essa amizade vem do próprio Deus. Meu trabalho consiste em mostrar no texto o que o Senhor está passando aos corações enganados.
         A primeira lição é que a sondagem é feita pelo Senhor. Acredito ser essa verdade de vital importância, porque os homens costumam julgar outros, conforme seu sistema de juízo. Não fomos chamados a julgar ninguém, a não ser usando o padrão da própria Palavra de Deus. Nesse caso a pregação verdadeira há de mostrar que é o próprio Deus quem fala aos homens; nós os pregadores não passamos de porta-vozes Dele. Então, cabe ao pregador ser zeloso e meticuloso no conhecimento da verdade, a fim de que a pregação venha como espada do Espírito para realmente julgar. Também digo que é de real perigo julgar segundo as aparências, porque certamente haverá tropeços e causará muitos problemas no viver de muitos. Então vemos no texto que é o Senhor mesmo quem chega para homens e mulheres enganados, os quais pensam que são salvos, mas que na realidade estão perdidos, numa situação desesperadora.
         Vamos checar essa verdade melhor, porque normalmente o falso crente está contente em sua condição avaliada por ele mesmo. É aqui que considero o fato que a falsa paz brilha num coração de tal maneira que parece ser de Deus. Muitos jamais foram perturbados em sua consciência; jamais viram sua perdição; jamais souberam no íntimo de sua culpa e condenação merecidas, mas simplesmente receberam uma “salvação” bem fácil, foi uma “graça barata” que obtiveram, por essa razão simplesmente deitaram e acomodaram. Quem jamais foi perturbado pelas flechadas da lei, jamais será motivo de perturbação para o mundo, a carne e o diabo. Uma mensagem de salvação barata, sem que seja apossada por uma fé vinda do próprio Deus torna-se o mais poderoso calmante para aqueles que vivem no pecado. Conheci pessoas vivendo assim, porque passaram esse melado em seus corações, mas estavam simplesmente contentes em seus hediondos pecados. O fato é que se quisermos ver mais membros da Laodicéia fazendo parte das nossas igrejas, então é só distribuir uma salvação barata para os pecadores, uma salvação que não custa uma fé viva e disposta.
         Mas eu sei que algum leitor pode estar perplexo diante daquilo que estou falando aqui. Não estou dizendo que temos que pagar pela nossa salvação com nosso esforço carnal, com nossas obras da carne e com nossos atos de justiça, porque tudo isso é trapo para Deus. Certamente Cristo pagou o preço da redenção dos pecadores e pronto, tá pago perfeitamente. Mas o fato é que a fé verdadeira vem para comprar sem dinheiro e sem preço (Isaías 55:1). Mas a fé aparece com toda disposição para comprar e realmente compra com sua humilhação, com sua confissão ao mostrar seu total desamparo e com total obediência. A salvação é a água pura e cristalina para os que estão com sede e não há angústia física maior do que aquela causada por intensa sede. Homens que desejam a salvação de todo coração vão longe para buscá-la; são atraídos pela força da graça e quando encontram, então viram que estão perante o maior tesouro já achado.

         Meu caro leitor, que momento precioso agora para sua salvação! É bem verdade que nosso Senhor não poupa o orgulhoso, mas eis que homens e mulheres são despertados para o urgente arrependimento!

Nenhum comentário: