terça-feira, 28 de janeiro de 2014

AS AFLIÇÕES DA ALMA (15)


...busquei o amado de minha alma, busquei-o e não o achei. Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade, pelas ruas e pelas praças; buscarei o amado de minha alma. Busquei-o e não o achei. Encontraram-me os guardas que rondavam pela cidade. Então lhes perguntei: Vistes o amado da minha alma? Mal os deixei, encontrei logo o amado da minha alma; agarrei-me a ele e não o deixei ir embora, até que o fiz entrar em casa de minha mãe e na recâmara daquela que me concebeu” (Cantares 3:1-4).
À PROCURA DO AMADO DA ALMA:  “...busquei o amado de minha alma...”
         Prezado amigo, dei inicio falando sobre quando uma alma está à procura do Amado. Mostrei como a confissão vinda do coração é prova que a alma está no caminho certo. Há uma transparência no pecador que busca a verdade; não há nada a esconder, nenhuma iniquidade está escondida no íntimo e quer varrer toda maldade da sua vida. A confissão indica que a pessoa quer andar na luz (1João 1:5,6), e que esse será seu caminho até o fim.
         Posso ir mais adiante ao afirmar que a busca é feita de coração. Obviamente a confissão mostra a realidade de um coração sincero. São muitas as decisões feitas apenas na mente, ou mesmo numa reação emocional, mas não no coração, por isso não há mudança; não há qualquer sinal de temor a Deus na alma. A palavra de Deus deixa bem claro que a conversão sincera parte de um coração sincero e transparente perante Deus: “Buscar-me-eis e me acharei, quando me buscares de todo vosso coração” (Jeremias 29:13). “... É lícito, se crês de todo coração...” (Atos 8:37). “... e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos...” (Romanos 10:9).
         Prezado leitor, sei que preciso ser enfático nisso, mas estou certo que toda minha ênfase não terá nenhum efeito se eu não mostrar a verdade conforme a revelação em Cantares. Volte seus olhos para o texto, porquanto vemos ali na disposição da mulher que ela mostrou que sua busca era de todo coração porquanto ela diz: “... levantar-me-ei...”. Não ficou parada, extática! Se o tesouro é o Amado da alma, a pessoa certamente irá procurá-lo, porque “onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lucas 12:34). Quando a alma está em busca da verdade salvadora, ela levanta do seu sossego; ela empreende a busca e procura a trilha certa do tesouro. Quando a alma é descoberta para ver a necessidade do Salvador bendito, a fé salta os obstáculos, transpõe os montes, recusa as oposições mundanas e parte à busca daquele que tanto sua alma precisa. Zaqueu deixou sua casa, ensurdeceu-se para os críticos e inimigos e subiu naquele sicômoro (Lucas 19:4). O eunuco que veio da Etiópia a Jerusalém não desperdiçou seu tempo e enquanto a carruagem prosseguia, o livro de Isaías estava aberto perante ele, porque queria conhecer a verdade (Atos 8:30).
         A alma que busca o Amado tem sede intensa, por isso busca a água da vida. Sua fome pela verdade é tanta que chora em busca desse Pão da vida. A alma que quer esse Amado não corre atrás das vãs promessas de prosperidade material, tão oferecida por satanás; não está querendo um conforto psicológico e uma resposta passageira para seus problemas. A alma anela seu bem-amado. Seus olhos não foram abertos em vão! Ela consegue discernir o caminho certo, porquanto é guiada pelo Espírito da verdade até o local de encontro. A alma age como a noiva em busca do noivo!

         Meu caro leitor, como a mensagem de salvação é tão momentosa! Que Deus maravilhoso é esse Deus que tanto amou os perdidos! Nunca Ele recusou alguém que O buscou! Será que é este o momento quando sua alma tanto procura esse tesouro eterno? Será que até aqui você tem vagueado à busca da verdade que salva? Se você é uma alma assim esteja certo que não tem alguém mais feliz do que você! A iniciativa dessa procura não foi sua, mas sim daquele que veio ao mundo para lhe buscar!

Nenhum comentário: